quinta-feira, 28 de abril de 2011

Brasil: MNE considera 2012 prazo "razoável" para fechar acordo entre Mercosul e UE




FYRO – SK - LUSA

Rio de Janeiro, 28 abr (Lusa) -- O chefe da diplomacia brasileira, António Patriota, considerou hoje que o prazo de 2012 é "razoável" para a implementação de uma zona de livre comércio entre os países do Mercosul e a União Europeia.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, António Patriota, falou aos jornalistas à saída do Fórum Económico da América Latina, que hoje arrancou no Rio de Janeiro.

"O prazo 2012 é razoável, até porque muito do trabalho já foi feito. Nós estamos agora na fase de avaliar ofertas melhoradas dentro de um cronograma acelerado", afirmou Patriota, referindo-se à data anunciada hoje pelo chefe da delegação do Parlamento Europeu para as relações com os países do Mercosul, Luis Yáñez.

Luis Yáñez, que lidera uma comitiva de 11 deputados europeus que foi ao Brasil com objetivo de discutir os termos do acordo e verificar o ambiente para consolidar as propostas, adiantou hoje que o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União Europeia preparam-se para assinar um acordo de livre comércio já no próximo ano.

O deputado europeu acrescentou que a proposta em discussão representa um avanço sem precedentes.

"Vai ser o maior acordo do mundo entre dois blocos regionais. As possibilidades são impressionantes: multiplicação do nível de intercâmbio, geração de prosperidade e de criação de empregos", afirmou Yáñez.

Aos jornalistas, o chefe da diplomacia brasileira disse, por sua vez, que ficou "muito satisfeito" por ver que os parlamentares europeus estão a apoiar a iniciativa, mas lembrou, contudo, que o acordo é assinado com o executivo europeu e é com ele que é preciso ver se é possível chegar um acordo satisfatório.

"Mas eu vejo como algo que é realizável, sim", afirmou António Patriota.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil não confirmou, porém, as declarações do chefe da delegação do Parlamento Europeu de que nas negociações foram acordados mais de 90 por cento dos pontos referentes ao setor industrial e mais de 80 por cento dos respeitantes ao setor agrícola.

As negociações do Acordo de Associação entre a União Europeia e o Mercosul, suspensas em 2004, foram retomadas em maio de 2010 e desde então já tiveram lugar quatro rondas de negociação.

**Na foto: António Patriota

Sem comentários:

Mais lidas da semana