quinta-feira, 28 de abril de 2011

Ministro-chefe australiano apoia reivindicações timorenses sobre gás do Sunrise




MSO – LUSA

Díli, 28 abr (Lusa) -- O porta-voz do Governo de Timor-Leste, Ágio Pereira, considerou hoje que as declarações proferidas pelo ministro-chefe do Território do Norte (Austrália), Paul Henderson, constituem uma manifestação de apoio às reivindicações timorenses relativamente ao campo petrolífero de Sunrise.

"O ministro-chefe do Território do Norte, Paul Henderson, veio apoiar as reivindicações de Timor-Leste quanto aos benefícios económicos decorrentes da transformação do gás em terra", comentou Ágio Pereira, reportando-se a declarações feitas dia 26 por aquele responsável regional australiano.

"Henderson observou que a indústria de transformação e fornecimento de gás e petróleo do Território do Norte poderá gerar centenas de milhões de dólares dentro de uma década, talvez dez ou vinte vezes os 150 milhões de dólares por ano atualmente estimados", cita.

O porta-voz timorense refere que Paul Henderson considerou "extremamente importante" o conjunto de benefícios que até agora resultaram para a região, principalmente com o gás canalizado para Darwin a partir do campo de Bayu-Undan, no Mar de Timor, que faz parte da Área de Desenvolvimento Petrolífero Conjunto (JPDA) partilhada entre Timor-Leste e a Austrália".

Segundo Ágio Pereira, Henderson "expressou o seu desapontamento" pelo facto de se ter planeado o processamento do gás do campo de Sunrise numa plataforma flutuante, considerando que tal poderia resultar "numa perda de empregos para a economia".

O representante do Governo timorense esclarece que está em curso a criação de uma base de abastecimento no distrito de Suai, na costa sul, "o primeiro projeto de uma série a ser lançada como parte do desenvolvimento de um "cluster", baseado em Suai, Betano e Beaco".

O empreendimento está vocacionado para apoiar indústrias de petróleo e gás do Mar de Timor e engloba um porto marítimo, um parque de contentores, um armazém de área de logística, edifícios de escritórios, área de armazenamento de combustível, e um heliporto.

"A base de Suai apoiará o projeto Sunrise e outros, e está prevista para ser igual, se não for economicamente mais vantajosa para Timor-Leste, do que Bayu-Undan foi e continua ser para Darwin", conclui, justificando com a posição geográfica privilegiada.

Sem comentários:

Mais lidas da semana