quinta-feira, 28 de abril de 2011

RENAMO desafia PGR a processar Obama por validar lista de "barões da droga"




Lista inclui empresário moçambicano

PMA – LUSA

Maputo, 28 abr (Lusa) -- A bancada parlamentar da RENAMO, a maior da oposição moçambicana, desafiou hoje a Procuradoria-Geral da República, a processar o Presidente Barack Obama por ter validado uma lista de "barões da droga" que inclui o empresário moçambicano Momad Bashir.

Momad Bashir, dono de um dos maiores supermercados de Moçambique, e conhecido por alegadamente fazer ofertas 'chorudas' ao partido no poder, FRELIMO, foi colocado em junho do ano passado numa lista de "barões da droga" elaborada pelo Departamento do Tesouro norte-americano e validada pela Casa Branca.

Na altura, vários quadrantes da sociedade moçambicana instaram a Procuradoria-Geral da República a abrir um inquérito às acusações feitas pelos EUA ao empresário, mas no informe que prestou quarta e quinta-feira à Assembleia da República, o Procurador-Geral moçambicano, Augusto Paulino, disse que Momad Bashir ainda goza do princípio da presunção de inocência, porque "ainda não foram encontrados factos que consubstanciem crime".

"Sobre esta matéria, reiteramos que agimos em total respeito pelo princípio da presunção de inocência, sobretudo quando a pessoa visada não foi sequer constituída arguida, e não com base em perceções", sublinhou Augusto Paulino.

Insatisfeito com o posicionamento do PGR, o deputado da RENAMO, Fernando Milaco, que falou em nome da sua bancada nesta matéria, desafiou o Estado moçambicano a processar o chefe de Estado americano.

"Processem o Presidente Obama, porque foi ele que validou a lista que acusa Momad Bashir de barão da droga. Obama mostrou-se de acordo com as investigações norte-americanas que acusam Momad Bashir de tráfico de drogas", afirmou Fernando Milaco.

Para o maior partido da oposição, a alegada inatividade das autoridades judiciais moçambicanas em relação ao caso revelam medo por "membros intocáveis" do partido no poder.

"Está visto que o dinheiro oferecido por Momad Bashir à FRELIMO resulta de lavagem de dinheiro", disse Milaco.

Reagindo às acusações da RENAMO, a chefe da bancada da FRELIMO, Margarida Talapa, exortou a PGR a não transigir no cumprimento da lei e a resistir à tentação de atuar com base em pressões.

"Apelamos para que aja com base na lei", frisou Margarida Talapa, dirigindo-se ao PGR.

*Na foto: Momad Bashir

Sem comentários:

Mais lidas da semana