terça-feira, 24 de maio de 2011

Brasil: Tarso Genro acredita que não há ‘fogo amigo’ nas denúncias contra Palocci




CORREIO DO BRASIL, Brasília

Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, disse acreditar que os ataques contra o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, são ações legítimas da oposição e não ‘fogo amigo’, conforme foi veiculado na imprensa conservadora paulistana, nos últimos dias.

– Eles têm que fazer esse tipo de fiscalização, mas entre ser uma ação política legítima para cobrar do ministro do governo algum tipo de informação e atribuir veracidade a elas, há uma distância muito grande – ponderou.

Genro viajou a Brasília, para uma reunião de militantes petistas, em curso na Capital Federal. Na pauta do encontro, temas como reforma tributária e guerra fiscal deverão perder espaço para a primeira crise do governo Dilma. Para o ex-ministro da Educação e da Justiça e presidente do partido no momento mais obscuro de sua história, durante a crise do mensalão em 2005, o caso Palocci deve ser tratado e decidido por Dilma. Sem “a mínima simpatia” pelas ações de Delúbio Soares, Genro considera a volta do ex-tesoureiro ao PT como “inevitável”.

O governador afirmou também que a crise da oposição é “ruim para a democracia” e classificou a postura política do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o caso Cesare Battisti de “completamente equivocada”. Enfrentando dificuldades para equilibrar o caixa gaúcho, Genro prepara um pacotão de medidas, sendo algumas impopulares, como a taxa de inspeção veicular, para tentar manter o ritmo da sua escalada política. Com o controle da legenda no Sul, ele busca mais espaço nacionalmente, mas é realista, apesar de sonhar com a Presidência. “Tenho 64 anos e devo pensar nos próximos 8 ou 12 anos. A realidade do PT hoje está centrada em dois nomes: Lula e Dilma”.

O caso Palocci, segundo o ex-ministro da Justiça, “se for discutido (durante o encontro), eu vou propor que se aguarde a orientação e as informações que vêm da própria presidente Dilma, que controla de maneira rigorosa o assunto. Eu não sei qual é a real acusação contra o Palocci e nem os dados das suas declarações de Imposto de Renda e fiscais”. Tarso acrescentou que a série de denúncias contra Palocci é, “em princípio, é uma ação política da oposição e legítima inclusive”.

– A oposição tem que fazer esse tipo de fiscalização. Mas entre ser uma ação política para cobrar do governo algum tipo de informação e atribuir veracidade a elas, há uma distância muito grande.

A fragmentação dos partidos oposicionistas, da forma como vem ocorrendo, para o governador gaúcho, “é muito ruim para a democracia”

– Mas o que está ocorrendo com o DEM e o PSDB não é diferente do que acontece com o PMDB. Há uma dificuldade dos partidos de criar uma identidade política. O que falta no País é um centro democrático, estável e forte, com um projeto de nação, que nenhuma destas legendas preencheu de maneira coerente. O PSDB e o DEM não conseguem definir uma personalidade política, por isso as crises. O PMDB também não definiu, mas devido à sua atuação histórica e capacidade de resistência contra a ditadura militar ainda tem um acúmulo de prestígio – afirmou.

Battisti

Enquanto ministro da Justiça, Genro concedeu status de refugiado político a Cesare Battisti. A questão ainda está em aberto.

– Eu tenho muito respeito pelo STF e todos seus ministros, mas isso não me impede de dizer que temos divergências. O STF violou flagrantemente a lei ao emitir uma decisão que não poderia ter emitido, pois as normas que estipulam o refúgio são absolutamente claras. Quando se concede um refúgio em nome da Presidência, que depois se confirmou, o processo de extradição é interrompido. Foi uma decisão completamente equivocada. O Supremo deveria ter libertado o Battisti – afirmou.

Genro, no entanto, acredita que o refúgio político ao ex-ativista italiano está assegurado no Brasil.

– O caso, por ser nebuloso, dá sustentação ao refúgio. Quando existe uma dúvida e o delito é político ou comum, ela favorece o réu e gera a convicção de que não poderia ser aplicada a legislação dos criminosos comuns. As acusações que lhe são atribuídas não estão provadas, pois eu estudei os processos. Qualquer tribunal não condenaria ele por falta de provas. O Battisti veio de uma família comunista e era um jovem border line entre a delinquência e a desinclusão social, vinculado a grupos de extrema esquerda violentos, reprimidos com legitimidade pelo Estado italiano. Está longe de dizer que não foi uma repressão política – concluiu.

Tarso Genro falou com exclusividade para o sítio brasileiro de notícias Terra.

Sem comentários:

Mais lidas da semana