quarta-feira, 18 de maio de 2011

CPLP: APROVADO PLANO DE AÇÃO PARA GARANTIR A IGUALDADE DE GÉNERO







EL – LUSA


Luanda, 11 mai (Lusa) -- A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovou hoje em Luanda um plano de ação para garantir a execução do Plano Estratégico para a Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres na organização lusófona.


Além do plano, que vigorará até 2014, a reunião extraordinária ministerial dos responsáveis pela igualdade de género da CPLP aprovou a Declaração de Luanda, de que se destaca o reforço de ações para uma "representação equilibrada" entre mulheres e homens na vida pública e política "enquanto fator de boa governação".


Da Declaração constam ainda a promoção do acesso ao microcrédito, "enquanto instrumento que garante a autonomia económica das mulheres", e o reconhecimento de que a violência contra as mulheres constitui um "problema de saúde pública".


O Plano Estratégico para a Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres (PECIGEM) na CPLP foi aprovado na Cimeira de Chefes de Estado da organização, que decorreu em Luanda, em julho de 2010.


Moçambique e Timor-Leste não participaram no encontro de Luanda, no qual Angola passará a assumir a presidência desta área da igualdade do género, que até hoje era presidida por Portugal.

Nota PG: Este conteúdo foi publicado em 12 de Maio mas por “avaria” do Blogger “desapareceu”, tendo agora surgido nos rascunhos. Ao voltarmos a publicar toma automaticamente a posição no dia em que o republicamos. Pedimos desculpa pela “anormalidade”. Nos arquivos de dia 12 de Maio, na barra lateral, esse dia não existe e para republicar somos obrigados a fazer demorados acertos por via do mau funcionamento do novo editor do Blogger.

Sem comentários:

Mais lidas da semana