segunda-feira, 23 de maio de 2011

CPLP: Ministra cabo-verdiana defende investimentos sérios em sectores estruturantes




ANGOLA PRESS

Luanda – A ministra do Ambiente de Cabo Verde, Sara Lopes, advogou hoje, segunda-feira, em Luanda, a necessidade dos governos africanos investirem “muito forte” em sectores estruturantes para um melhor desempenho ambiental, nomeadamente no ordenamento do território, planeamento urbano e políticas de habitação.

Na mesma senda, apelou aos governos do continente a articularem mais as suas acções e buscarem conjuntamente recursos junto da comunidade internacional, identificando fontes de financiamento para a resolução dos vários problemas de carácter ambiental que enfrentam.

Sara Lopes, que hoje chegou a Luanda para participar da reunião de alto nível da CPLP sobre Gestão de Resíduos, a ser realizada entre os dias 24 e 25 do corrente, disse à Angop que os países estão confrontados com a necessidade de acelerarem medidas políticas e de articulação das suas acções, para o cumprimento dos objectivos de desenvolvimento do milénio.

“Devemos melhorar as nossas capacidades técnicas, a legislação, as instituições, encontrar mecanismos de financiamento para que possamos fazer os investimentos necessários em infra-estruturas de saneamento, na sensibilização e mobilização, no reforço institucional, para que possamos dar o passo que os nossos países necessitam”, sublinhou.

Considerou que as cidades africanas, na sua maioria, crescem fora de um processo de planeamento, sem o ordenamento urbano necessário, pelo que torna muito mais caro e difícil atingir-se os objectivos de desenvolvimento.

“Vamos procurar, a nível da CPLP, trocar experiências para que possamos melhorar a condição dos nossos países, a nível ambiental, que é fundamental para a competitividade que procuramos”, concluiu.

Sem comentários:

Mais lidas da semana