terça-feira, 24 de maio de 2011

Islândia: Portugueses saíram de Reiquejavique no meio do caos de um aeroporto lotado




ANP - LUSA

Lisboa, 24 mai (lusa) -- Os três portugueses que se encontravam retidos na capital da Islândia, devido à situação provocada pela erupção do vulcão Grimsvotn, chegaram hoje a Londres, deixando para trás um aeroporto lotado.

"Saímos do aeroporto de Reflavik, nos arredores de Reiquejavique, cerca das 20:30 da noite (21:30 de Lisboa) num avião fretado pela Iceland Air, para Copenhaga", disse Rui Silva, um dos elementos do grupo, à Agência Lusa.

O aeroporto, uma estrutura pequena, "estava completamente lotado", depois de dois dias sem possibilidade de realizar voos, relatou Rui Silva.

Depois de alguma espera em Copenhaga, os três portugueses, que estiveram na Islândia duas semanas a dar um curso de segurança privada, seguiram para Londres, de onde devem sair ao fim da tarde de hoje com destino a Lisboa.

Quanto ao ambiente em Reiquejavique, o cidadão português conta que o pó provocado pelo vulcão e o vento resultante do agravamento das condições meteorológicas "são incómodos para os estrangeiros", mas para os islandeses "nem por isso".

"Os islandeses tratam a situação com a maior naturalidade, brincam com aquilo e até aproveitar o pretexto para tentar irritar-nos, dizendo que vão ter de ficar lá", contou Rui Silva ao telefone.

Os três portugueses deveriam ter deixado Reiquejavique segunda-feira de manhã, depois de duas semanas de trabalho, mas foram impedidos porque o espaço aéreo islandês esteve fechado desde domingo devido à nuvem de cinzas proveniente da erupção do vulcão Grimsvotn, situado no sul da Islândia.

Sem comentários:

Mais lidas da semana