segunda-feira, 23 de maio de 2011

Relações com o Governo são boas e trabalham em conjunto para a transição - garante ONU




MSO - LUSA

Díli, 23 mai (Lusa) -- A Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT) referiu hoje que as relações com o Governo timorense "são boas", numa reação a notícias que referiram um relatório daquela missão a considerar o primeiro-ministro um obstáculo à democracia.

Numa conferência de imprensa convocada para "esclarecer" uma notícia do jornal timorense "Tempo Semanal" segundo a qual um relatório da UNMIT considerou Xanana Gusmão como um "obstáculo" à democracia e boa governação, a chefe do escritório de informação pública da UNMIT lamentou que aquele jornal não tivesse contactado a instituição para obter esclarecimentos, antes da publicação da notícia.

Segundo Sandra McGuire, o "power-point" apresentado numa reunião interna, em janeiro, que continha as críticas ao primeiro-ministro exprimia "ideias que de maneira alguma representam a posição das Nações Unidas".

"A UNMIT é igual a qualquer outra instituição, onde as pessoas se juntam, partilham as suas ideias e depois pensam sobre elas, discutem, debatem, vão embora e pensam mais um bocado. Uma pessoa nessa reunião apresentou em power-point a sua ideia, falámos sobre isso e foi tudo. Essas ideias, de maneira alguma, representam a posição das Nações Unidas", sublinhou.

Para a representante da UNMIT, "pode ser perigoso e é seguramente confuso retirar o que foi a expressão da opinião de uma só pessoa, numa reunião, e extrapolar como se fosse a posição oficial das Nações Unidas".

Para Sandra McGuire, o último relatório do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, mostra bem o que pensam as Nações Unidas sobre "os importantes progressos que Timor-Leste tem registado" e "em que é que necessário a ONU continuar a capacitar as instituições".

Relacionados:

Sem comentários:

Mais lidas da semana