sábado, 21 de maio de 2011

Timor-Leste: Amado foi ao interior das montanhas visitar projetos da cooperação portuguesa




MSO – LUSA

Díli, 21 mai (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, deslocou-se hoje às montanhas do interior de Timor-Leste, para visitar um centro de saúde mental e uma escola secundária.

Ambos os casos em Laclubar, uma das aldeias mais isoladas do país, são empreendimentos que se devem à sociedade civil, mais concretamente à Igreja Católica.

O Centro de Saúde, considerado um modelo em Timor-Leste, deve-se à ordem religiosa portuguesa dos Irmãos de São João de Deus.

Com a colaboração do voluntariado e em articulação com o sistema nacional de Saúde timorense, ali são acompanhadas pessoas que sofrem de esquizofrenia, doença bipolar, stress pós-traumático e outras doenças mentais.

É feito acompanhamento domiciliário, ministrada a medicação e, para os casos agudos, o internamento temporário.

O combate à tuberculose é outra das missões em que os Irmãos de São João de Deus estão envolvidos.

Além disso, o seu grupo de educação para a saúde vai de casa em casa prestar auxílio e deixar ensinamentos à comunidade, que se estendem à área materno-infantil e a quem são distribuídos "kits" de higiene pessoal para os motivar a frequentar a formação.

O ministro dos Negócios Estrangeiros manifestou-se admirado com a qualidade das instalações e com a atividade que nelas é desenvolvida, considerando que são projetos que devem ser reconhecidos e apoiados.

"É preciso que não abandonemos esta gente e que o Governo e a cooperação portuguesa tenha em consideração o trabalho dedicado, generoso e muito difícil que alguns voluntários fazem por estas serras de Timor, para manter viva a chama das relações com Portugal, que se reacendeu com a independência de Timor para muitas destas populações", comentou.

Luís Amado foi depois conhecer a Escola Secundária D. Basílio do Nascimento.

O chefe da diplomacia inteirou-se das condições da escola e das matérias que ali são lecionadas, e mostrou-se impressionado por, num ponto tão distante e isolado, crianças e jovens terem aulas em Português.

"As iniciativas da sociedade civil e da Igreja têm sido determinantes para manter viva a chama da relação com Portugal, no Timor profundo dos vales e das serras", disse.

"O que mais me impressiona é ver que as novas gerações de adolescentes estão aqui nestas serras a serem educados em Língua Portuguesa", comentou, considerando tratar-se de "um bom exemplo de referência viva da Língua Portuguesa".

Luís Amado participou nas comemorações dos nove anos da independência de Timor-Leste, na sexta-feira, terminando a visita no domingo, com um encontro com o Presidente timorense, José Ramos-Horta.

Sem comentários:

Mais lidas da semana