quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Angola: Acidentes com minas reduzem "drasticamente" - em três anos 25 mortos e 44 feridos




NME - LUSA

Luanda, 03 ago (Lusa) -- As operações de desminagem em Angola, país considerado um dos mais minados do mundo em anos anteriores, reduziram "drasticamente" os acidentes com minas, mesmo assim entre 2008 e julho de 2011 registaram-se 25 mortes e 44 ferimentos no território.

Os dados foram hoje divulgados no III Encontro Nacional de Desminagem da Comissão Executiva de Desminagem, que se realiza em Luanda, com a presença de membros do Governo, deputados, governadores provinciais e corpo diplomático.

O coordenador da Comissão Executiva de Desminagem, o também ministro da Assistência e Reinserção Social de Angola, João Baptista Kussumua, disse que no período acima referido, foram acionadas 15 minas anti-pessoal, sete minas anti-tanque e 10 outros engenhos, que provocaram a morte de 25 pessoas e ferimentos a 44 outras, uma média de um acionamento por mês.

Segundo João Baptista Kussumua, "apesar de todos os esforços e desempenho dos operadores de desminagem, a situação permanece, todavia, preocupante".

"Na realidade, as ações realizadas até agora têm sido direcionadas, somente, para a limpeza e clarificação das áreas e faixas de interesse pontual, ou seja, em objetivos priorizados pelos diferentes departamentos ministeriais e Governos provinciais", disse o coordenador das atividades de desminagem.

João Baptista Kussumua defendeu a necessidade de que as atividades se estendam igualmente às zonas de grande concentração de minas, a exemplo dos territórios das províncias do Bié, Cunene, Cuando Cubango e Moxico.

"Apesar dos excelentes resultados obtidos nesta operação, a problemática das minas continua a ser um facto, ameaçando a circulação de pessoas e bens, e pondo ainda em causa a segurança, em algumas partes do território nacional", salientou João Baptista Kussumua.

O Governo angolano empenhado em melhorar as atividades de desminagem providenciou meios técnicos inteligentes e auxiliares para o treino e apetrechamento de 55 brigadas de quatro operadores do Estado, compostas por quase 4000 efetivos.

Segundo o relatório das atividades de desminagem, no período entre 2008 e primeiro semestre de 2011 foram desativadas e destruídas 247.320 minas anti-pessoal, 5.355 minas anti-tanque, 407.166 engenhos explosivos não detonados e clarificada uma área de 808.573.224 metros quadrados.

No encontro que decorre sob o lema: Os Desafios da Desminagem no Território Nacional e o Projecto Okavango -- Zambeze", estão em análise o relatório das ações desenvolvidas no período em análise, o Programa Executivo de 2011--2012 e o Plano Operacional Okavango -- Zambeze.

Sem comentários:

Mais lidas da semana