sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Cabo Verde: Angola participa em encontro de directores da Cultura dos PALOP




ANGOLA PRESS

Cidade da Praia (Dos enviados especiais) - Angola participa desde hoje no Encontro dos Directores Nacionais de Cultura dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-leste, que visa o apoio às iniciativas culturais e reabilitação do património.

O encontro decorre sob responsabilidade da União Europeia, que disponibilizou três milhões de euros para o apoio de iniciativas privadas, como promoção de espectáculos, estágios ou formação em línguas nacionais.

Para ter acesso ao projecto concorreram 94 candidatos, mas a comissão de avaliação constituída para o efeito aprovou 18, que deverão ser analisados neste encontro, para avaliar se tem ou não acesso ao financiamento da União Europeia.

No encontro, com duração de dois dias, os participantes vão apresentar, por país, as políticas de salvaguarda do seu património cultural e dos planos de desenvolvimento cultural. 

O ponto de situação da execução dos projectos de apoio às iniciativas culturais  nos PALOP e Timor Leste deverá ser abordado também no encontro, no qual participam representantes de Angola, Guiné Bissau, Moçambique, Timor-Leste, São Tome é Príncipe, assim como a União Europeia.

Os participantes vão debater as políticas culturais comuns dos PALOP e  Timor-leste, estabelecimento das bases para uma intervenção cultural de denominador comum entre os PALOP e Timor-leste e definição das acções a desenvolver para a melhoria da colaboração, intercâmbio e transposição de boas práticas no quadro da política cultural entre os países beneficiários do projecto.

A apresentação do quadro geral das subvenções aprovadas para a passagem à terceira fase do processo de avaliação e a definição da estratégia para o desenvolvimento das actividades remanescentes do projecto, com destaque para as acções de formação, estágios, apoios aos centros culturais e estabelecimentos de parcerias, serão também analisadas.

Os projectos aprovados pela União Europeia devem durar até 31 de Dezembro de 2011.

Sem comentários:

Mais lidas da semana