sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Cabo Verde: Principais candidatos à presidência encerram campanha com comícios na Praia




JSD - LUSA

Cidade da Praia, 05 ago (Lusa) - A capital de Cabo Verde é hoje palco dos comícios de encerramento da campanha dos três principais candidatos à sucessão de Pedro Pires, com o restante a optar por fazê-lo na Assomada, interior de Santiago.

Num raio de dois quilómetros, Aristides Lima, Jorge Carlos Fonseca e Manuel Inocêncio Sousa farão os últimos comícios de uma campanha de 16 dias para as presidenciais cabo-verdianas de domingo, perspetivando-se uma segunda volta, que contará, a 21 deste mês, os dois mais votados.

Os três candidatos já afirmaram, durante a campanha, que não haverá segunda volta, com todos eles a reivindicarem a vitória logo no primeiro turno, tendo por base sondagens que cada um encomendou.

Previsivelmente fora de uma eventual segunda volta, Joaquim Jaime Monteiro encerrará a sua campanha, que decorreu sempre em ações porta a porta, na segunda maior cidade da ilha de Santiago.

A capacidade de mobilização para os comícios de hoje já nada decidirá, uma vez que o trabalho, no terreno, foi feito ao longo de quase três meses, tendo em conta que, na pré-campanha, os candidatos desdobraram-se assumidamente em ações de campanha quer nas ilhas quer nas mais importantes áreas de presença da diáspora cabo-verdiana.

A partir das 00:00 de sábado (02:00 em Lisboa), nenhuma notícia sobre a votação poderá ser divulgada, uma vez que se trata do dia de reflexão, a tradicional pausa antes de eleições.

Mais de 305 mil eleitores (entre eles 36970 na diáspora - 12,1 por cento do total) estão inscritos para as eleições de domingo, que vão eleger o quarto presidente de Cabo Verde em 36 anos de independência - Aristides Pereira (1975/91), António Mascarenhas Monteiro (1991/2001) e Pedro Pires (desde 2001).

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana