terça-feira, 16 de agosto de 2011

EUA: OBAMA EM VIAGEM PRESIDENCIAL A BORDO DO “BUS FORCE ONE”


Barack Obama a sair do "Bus Force One" em Zumbrota, Minnesota  (Foto: Jason Reed/Reuters)

PÚBLICO

O Presidente norte-americano anda em viagem oficial por três estados americanos a bordo de um super-autocarro apelidado pela imprensa de “Bus Force One”. Os republicanos chamam, porém, “campanha” a este périplo, numa altura em que o Presidente se vê a braços com uma grave crise económica e precisa de aumentar a sua popularidade a um ano das eleições presidenciais de 2012.

O autocarro não passa despercebido. Custou 1,1 milhões de dólares e tem tudo aquilo que um Presidente precisa para estar seguro e informado ao segundo.

De acordo com os serviços secretos, foram comprados há alguns meses dois autocarros iguais com a finalidade de integrarem a frota de veículos que dá protecção ao Presidente. Até ao momento os veículos deste tipo, para périplos internos, costumavam ser alugados.

A mesma fonte negou-se a especificar qual o equipamento que integra a construção do autocarro, mas reconheceu a semelhança deste veículo com a limusina oficial do Presidente, que tem portas blindadas, vidros à prova de bala e uma carroçaria forte o suficiente para aguentar um ataque químico ou a detonação de uma granada.

A Casa Branca qualificou esta viagem pelos estados do Minnesota, Iowa e Illinois como “oficial”, o que supõe que os gastos sejam pagos pelos impostos dos cidadãos, facto que tem levantado críticas e polémicas.

Este périplo é, oficialmente, um evento da Casa Branca, apesar de os Republicanos (oposição) lhe chamarem “viagem de campanha”, numa altura em que a percentagem de “aprovação” do Presidente mergulhou abaixo dos 40 por cento pela primeira vez desde que foi eleito, de acordo com uma sondagem levada a cabo pela consultora Gallup e divulgada no domingo.

Os analistas dizem que o desafio de Obama é convencer os votantes que as suas políticas - incluindo o pacote de estímulo económico de cerca de 800 mil milhões de dólares e a reforma no sistema de saúde - ajudaram a economia e não o contrário.

Obama enfrenta para o ano a possibilidade de ser reeleito Presidente dos EUA. Os estados que agora decidiu cruzar poderão ditar a sua vitória, indica a BBC.

MAIS

Sem comentários:

Mais lidas da semana