terça-feira, 16 de agosto de 2011

Guiné-Bissau: Projeto de irrigação para mil hectares para fazer face a alterações climáticas




FP - LUSA

Bissau, 16 ago (Lusa) -- Cerca de mil hectares de terra agrícola vão ser irrigados na Guiné-Bissau, um projeto avaliado em seis milhões de euros, financiados pela União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA).

O acordo foi hoje assinado em Bissau e os estudos para a implementação do projeto começam no início do próximo ano, devendo os primeiros resultados surgir perto do final de 2012, explicou aos jornalistas o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Barros Bacar Banjai.

O projeto tem por objetivo adaptar o país às alterações climáticas, com o ministro a dar o exemplo da presente época das chuvas, em que pouco tem chovido, pelo que deve haver "um défice em termos de colheita cerealífera".

"Temos esperança de que alguma chuva vá cair, a julgar pelas previsões. Se cair 925 milímetros, com uma distribuição espácio-temporal equilibrada, poderemos ter uma colheita razoável", disse Barros Bacar Banjai, frisando que a Guiné tem de adaptar o sistema de produção às alterações climáticas.

Com o projeto de irrigação os agricultores poderão cultivar arroz no período das chuvas mas também no período seco, porque área abrangida passar de mil para três mil hectares. está contemplada a construção de represas.

Segundo o ministro, o governo está a negociar com outros parceiros, nomeadamente o Banco Mundial, o financiamento de projetos idênticos.

O projeto financiado pela UEMOA será posto em prática em áreas carenciadas, "com maiores problemas em termos de alterações climáticas e onde algumas infraestruturas hidroagrícolas estão em avançado estado de degradação", disse Barros Bacar Banjai.
Na Guiné-Bissau a agricultura ocupa cerca de 80 por cento da população.

* Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana