terça-feira, 2 de agosto de 2011

Império decadente: Norte-americanos "parasitam" a economia mundial, considera Putin




SIC NOTÍCIAS, com Lusa

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, considerou hoje que os Estados Unidos abusam da sua "posição monopolista com o dólar" e que o compromisso para a dívida atingido em Washington apenas adia as reformas inevitáveis do sistema.

"Graças a Deus, (a desvalorização do dólar) não aconteceu, eles tiveram  bom senso e responsabilidade. Mas, em termos gerais, não há grandes novidades,  trata-se de um simples adiamento da tomada de decisões mais profundas",  declarou Putin no Fórum "Seliguer-2011", que reúne juventude ligada ao Partido  Rússia Unida. 

Além disso, o primeiro-ministro russo assinalou que a dimensão colossal  do défice do orçamento norte-americano mostra que "o país vive de dívidas".

"Isso significa que o país vive acima dos seus meios", precisou, acrescentando  que os Estados Unidos "em certo sentido, parasitam a economia mundial".

Putin defendeu o aparecimento de novas divisas de reserva internacional,  incluindo o rublo. 

"E claro que o rublo irá conquistar o seu lugar digno", precisou, sublinhando,  porém, que as possibilidades de uma moeda são determinadas pela qualidade  da economia do país, e não pelas "notas".

*Título alterado por PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana