quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Timor-Leste: INAUGURADA PONTE MOLA, EM ZUMALAI, COVA LIMA




SAPO TL

No passado dia 29 de Julho, o Chefe do Estado, José Ramos-Horta, acompanhado pelo Primeiro-Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão, pelo Ministro das Infra-estruturas, Pedro Lay, pelo Presidente do Parlamento Nacional, Fernando Lasama, e pelo Embaixador do Japão para Timor-Leste, Iwao Kitahara, inagurou a ponte Mola, no sub-distrito de Zumalai, Covalima, informa a página do governo timorense.

Com o inicio das obras em Janeiro de 2010,“a ponte é um instrumento estratégico para o desenvolvimento e para a indústria, que irá beneficiar as comunidades de Timor-Leste e da nação vizinha, Indonésia" afirmou o Presidente José Ramos-Horta.

"Se a nossa economia for dinâmica e estável, os nossos amigos que residem em Atambua, na Indonésia, também serão beneficiados porque o comércio entre as comunidades vizinhas pode agora desenvolver-se. A relação, entre Timor-Leste e a Indonésia, irá melhorar, bem como a política das fronteiras. Por isso, a inauguração da ponte Mola, é um passo positivo para a normalização das atividades económicas neste distrito” ,continua.

De acordo com a página do governo timorense, o Ministro das Infra-estruturas, Pedro Lay, agradeceu “em nome do Governo de Timor-Leste, especialmente do Ministério das Infra-estruturas, ao Governo de Japão pela construção desta ponte, que vem melhorar as infra-estruturas de Timor-Leste”.

Para o Embaixador do Japão em Timor-Leste, Iwao Kitahara, “a construção da Ponte Mola é mais um símbolo de amizade entre os povos de Timor-Leste e do Japão. O Governo e o povo do Japão disponibilizaram nove milhões de dólares para a construção da Ponte Mola.”

Iwao Kitahara agradeceu ainda "os esforços conjugados e pela paciência mantida durante o processo de construção. Hoje reunimo-nos aqui para a cerimónia de inauguração da Ponte Mola, que, espero, possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações e aumente a circulação entre as cidades, facilitando o transporte nas áreas fronteiriças, para dar melhor acesso aos mercados locais, à saúde e à educação.”

A ponte tem 216 metros de comprimento, custou cerca de nove milhões de dólares e a empresa japonesa Dai Nippon Construction (DNC)foi a responsável pela obra.

SAPO TL com Governo Timor-Leste

3 comentários:

Anónimo disse...

Exmº. Sr. Embaixador do Japão,

Para quando a construção do Porto de Oecussi?? Está prometido já lá vão 3 anos!!!

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

Mais uma obra inaugurada pela AMP que é fruto de negociação feita pelo governo da FRETILIN com o governo japonês. Agora perguntamos qual é e onde está a obra do governo da AMP depois de tantos biliões que eles têm gastado durante estes 4 anos de governação?..

Anónimo disse...

Deixe o ciúme de lado e celebre uma conquista para o povo timorenses, seu besta.

Mais lidas da semana