quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Timor-Leste: INAUGURADO LABORATÓRIO PARA CONTROLAR SAÚDE ANIMAL




ANGOLA PRESS

Díli - O primeiro laboratório de saúde animal de Timor-Leste, para diagnóstico de doenças zoonóticas e certificação de produtos de origem vegetal e animal, foi hoje inaugurado pelo Ministério da Agricultura e Pescas.   

O Laboratório de Diagnóstico de Saúde Animal, instalado em Caicoli, Díli, resulta da cooperação entre o Ministério da Agricultura e Pescas de Timor-Leste, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e a Agência Australiana para o Desenvolvimento Internacional (aus-AID).
 
Além de servir para diagnosticar doenças nos animais transmissíveis ao ser humano, será a entidade emissora dos certificados sanitários e fitossanitários de produtos agrícolas e animais, necessários à importação e exportação.
 
Em declarações aos jornalistas, o secretário de Estado da Pecuária timorense, Valentino Varela, salientou que o novo laboratório pode contribuir para "melhorar a capacidade dos técnicos e médicos de veterinária". 
 
"Será também um centro de pesquisa ao serviço dos técnicos, médicos veterinários e estudantes da Universidade que frequentem o curso de veterinária", declarou.  
 
Valentino Varela realçou que o novo laboratório vai melhorar o sistema de atendimento aos produtores pecuários, permitindo a despistagem de doenças que afectam os animais e fornecendo dados que permitam ao governo tomar opções para a prevenção. 
 
O novo laboratório custou cerca de um milhão de euros e foi financiado ao abrigo do projecto de biosegurança pela FAO e pela AUSAID, estando dotado de equipamentos de diagnóstico básico "pos-mortem".  

Sem comentários:

Mais lidas da semana