quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Angola: Juventude da FNLA convoca manifestação contra má governação em todo o país




NME - LUSA

Luanda, 12 Out (Lusa) - O braço juvenil do partido histórico Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) vai realizar no sábado, uma manifestação pacífica de âmbito nacional, em protesto contra a má governação e uma decisão tomada pelo Tribunal Constitucional afetando a liderança do partido.

Em conferência de imprensa, o secretário-geral da JFNLA, Daniel António Afonso, anunciou uma "mega-manifestação da JFNLA contra a má governação em Angola e a decisão do Tribunal Constitucional", que deverá acontecer em simultâneo em 15 das 18 províncias do país.

O Tribunal Constitucional reconheceu como presidente legítimo da FNLA, Lucas Ngonda, lugar retirado a Ngola Kabangu. O líder da juventude do partido disse que os jovens vão clamar igualmente para que se reponha a justiça.

Segundo Daniel António Afonso, nesta manifestação, que terá o seu ato central em Mbanza Congo, capital da província do Zaire, no norte de Angola, a JFNLA pensa reunir o maior número de jovens angolanos para reclamarem por mais democracia, mais emprego para a juventude, melhor esperança de vida e uma reconciliação nacional.

O secretário-geral da JFNLA disse ainda que no quadro da reconciliação nacional vão pedir que os ex-militares da ELNA, braço armado da FNLA, sejam compensados, recebendo a sua pensão de reforma.

Desta "mega-manifestação", já dada a conhecer a todos os governos provinciais, ficarão de fora as províncias de Luanda, capital do país, do Bengo e de Benguela.

A manifestação para Luanda está programada para o próximo dia 5 de novembro, depois de um balanço deste ato de sábado, que ocorrerá no dia 29 de outubro.

Daniel António Afonso referiu que o principal objetivo desta manifestação é levar a juventude a angolana a manifestar-se nas zonas mais recônditas do país, onde a população "nunca ouviu falar deste ato cívico".

"Não importa o número de pessoas reunidas, se são meia ou uma centena de pessoas. O importante é que se realize um marchar nos municípios e comunas do país, para que tomem contacto com esse ato", disse o secretário-geral da JFNLA.

A capital da província do Zaire para o ato central foi escolhida por ser o local onde está sepultado líder fundador do partido, Holden Roberto, começando a manifestação com uma marcha até ao seu túmulo, para "um pedido de bênção".

Sem comentários:

Mais lidas da semana