sexta-feira, 14 de outubro de 2011

EMPRESÁRIOS ALEMÃES EM BUSCA DE NEGÓCIOS EM MOÇAMBIQUE





Uma comitiva de empresários alemães está em Moçambique onde cogita criar parcerias para vender equipamento de ponta, por exemplo, à indústria extrativa de carvão.

Moçambique abriga uma missão empresarial alemã em busca de oportunidades de negócios no domínio da mineração e comercial. A iniciativa reúne 12 representantes empresariais e é da Associação Afrika Verein.

Atenção virada para o carvão

No que se refere à extração do carvão em Moçambique, duas empresas estrangeiras já estão envolvidas nos negócios: a brasileira Vale e a australiana Riversdale. Porém, recentemente, foi observada também a prosperidade da economia alemã na indústria do carvão.

Nancy Reck, da embaixada alemã em Maputo, lembra que o ponto forte das companhias alemãs é fornecer a Moçambique equipamento especializado, de boa qualidade e sustentável "que não precise de muita manutenção e que dure bastante tempo".

O presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Rogério Manuel, acredita que os resultados das negociações serão boas parcerias com empresários moçambicanos, que "vieram abordar as áreas de infraestruturas, energia e mineração". Segundo ele, a comissão de alemães já se encontrou com empresários na Beira e em Tete, bem como com o governo provincial de Tete. 

Mas é Nancy Reck quem destaca a importância da vinda destes 12 empresários a Moçambique, no quadro da cooperação entre os dois países – voltado maioritariamente para ações no desenvolvimento e agora também direcionado ao setor de negócios: "Até hoje, a Alemanha teve boas relações com Moçambique no setor de desenvolvimento, mas achamos que o segundo pilar das nossas relações são as relações comerciais e econômicas", sublinha.  

Autor: Ezequiel Mavota (Maputo) - Edição: Bettina Riffel/Marta Barroso

Sem comentários:

Mais lidas da semana