sexta-feira, 14 de outubro de 2011

EX-EMBAIXADOR DE TIMOR-LESTE CONDENADO A 10 ANOS DE PRISÃO




SAPO TL

De acordo com o CJITL, o Ministério Público (MP) condenou o ex-embaixador de Timor-Leste no Vaticano, Justino Maria Aparício Guterres, a 10 anos de prisão, por desvio de dinheiro do Estado.

A decisão foi tomada na passada Quarta-Feira, dia 12 pelo colectivo de juízes constituído por Rosa Brandão, António Fonseca e José Gonçalves mais o procurador José Ximenes e o advogado de defesa Câncio Xavier. O Ministério Público acusou Justino Guterres de falsificação de documentos e um mau serviço a nível administrativo.

O cargo de conselheira entregue à própria esposa, sem que houvesse qualquer tipo de processo de recrutamento prévio, o auxílio financeiro a uma congregação franciscana sem nenhum documento legal para o justificar, ou até mesmo doação de dinheiro para a reabilitação de uma igreja no Vaticano, que supostamente estaria em más condições, são alguns dos episódios que se revelaram fatais para o antigo embaixador. Neste último caso, o pároco revelou que nunca chegara a receber qualquer tipo de ajuda financeira da Embaixada de Timor-Leste.

Perante tais acusações, Justino justifica-se que “há uma diferença em ser Embaixador no Vaticano relativamente aos outros países, porque neste caso é a sede da igreja católica e o meu trabalho foi regido segundo a administração local.”

Justino Guterres foi Embaixador de Timor-Leste no Vaticano durante 3 anos, enviando mensalmente os relatórios orçamentais ao Ministério das Finanças e Ministério dos Negócios Estrangeiros.

SAPO TL com CJITL

3 comentários:

Anónimo disse...

De acordo com o CJITL, o Ministério Público (MP) condenou o ex-embaixador de Timor-Leste no Vaticano, Justino Maria Aparício Guterres, a 10 anos de prisão, por desvio de dinheiro do Estado.
Sera que isto vai mesmo acontecer em Timor? Se for parabens ao Ministerio Publico ou sera apenas mais um dos rumores de costume como aconteceu com os $400.000 que se evaporaram no aeroporto de Darwin.
Ja eh Tempo de actuar (MP) antes tarde do que nunca....capturar todos os corruptos.

Anónimo disse...

Se todos os Corruptos forem capturados a prisão de Gleno e de Becora não são suficientes, teram que colocar os ex ministros, padres e embaixadores a construir a própria prisão.
Aqui a Lucrécia já está a ver o Pedro Lay a dirigir as obras da próxima prisão em Fatuberliu. O Asinino Sabido a trabalhar de trolha a fazer massa. A Lúcia Lobato a cozinhar à volta dos tachos para os presos. E o Padre do Vaticano a rezar Padres Nossos e Avé Marias.
Ai Timor quem te viu e quem te vê!!!

Beijinhos da Querida Lucrécia

luciabiologa disse...

Justino Guterres foi meu chefe no ministério da educação em 2005. Fiquei estarrecida com a noticia de corrupção. Que pena!!!

Mais lidas da semana