quarta-feira, 12 de outubro de 2011

FOME “ALARMANTE” EM ANGOLA, TIMOR-LESTE E MOÇAMBIQUE




JOÃO SARAMAGO – CORREIO DA MANHÃ

Revelação do Instituto Internacional de Pesquisa sobre Alimentação

Angola, Timor-Leste e Moçambique são os países de língua portuguesa que integram a lista de Estados com uma situação de fome "alarmante", revela o último relatório do Instituto Internacional de Pesquisa sobre Alimentação.

A lista de países onde a fome atinge uma parte muito importante da população integra também a Guiné-Bissau. De acordo com o documento, a Guiné-Bissau surge como o País Africano de Língua Portuguesa (PALOP) melhor classificado no Índice Global da Fome (GHI), cotado no nível "grave" com 19,5, depois de ter abandonado o nível "alarmante" onde se encontrava em 2001 (22,8).

Angola, por seu turno, passou da situação de "extremamente alarmante" para "alarmante", tendo descido de 33,4 para 24,2, um pouco mais do que o índice atribuído a Moçambique (22,7), que em 2001 era de 28,4.

Os dois restantes PALOP -- Cabo Verde e São Tomé e Príncipe -- não figuram neste índice, aparentemente por o IFPRI não dispor da informação necessária, o que também se verificou relativamente a Portugal.

Entre os países que falam português, referência ainda para o Brasil, que figura no nível "baixo", com pontuação inferior a 5, enquanto Timor-Leste surge no nível "alarmante" com índice 27,1, quando em 2001 tinha 26,1.

Sem comentários:

Mais lidas da semana