sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ministro da Educação de Portugal visita Timor-Leste na última semana de novembro - Governo




MSE - LUSA

Díli, 14 out (Lusa) - O ministro da Educação, Nuno Crato, realiza em novembro uma visita oficial a Timor-Leste, durante a qual vai celebrar um acordo para acesso de estudantes timorenses ao ensino superior português, disse hoje à Lusa o seu homólogo timorense.

"A meu convite o senhor ministro da Educação de Portugal vai efetuar uma visita na última semana de novembro, para inaugurar as escolas de referência, mas também celebrar um outro acordo no âmbito do acesso ao ensino superior dos estudantes timorenses em Portugal", disse hoje o ministro da Educação de Timor-Leste, João Câncio de Freitas.

O ministro da Educação falava aos jornalistas no final da cerimónia de graduação de 197 professores, 127 dos quais na área da língua portuguesa, que decorreu no Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação, em Díli.

No final de setembro, durante a visita oficial do primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, a Portugal foram assinados dois acordos relativamente à criação de escolas de referência e para reforço da cooperação entre os dois ministérios para a capacitação de recursos humanos.

Segundo uma nota à imprensa divulgada na altura pelo Ministério da Educação de Portugal, o "Protocolo para a Criação e Desenvolvimento das Escolas de Referência tem como objetivo a criação de estabelecimentos de ensino de excelência em Timor-Leste, sob a gestão administrativa da Escola Portuguesa de Díli".

"Neste momento existem cinco escolas nas quais docentes portugueses estão a lecionar", acrescenta o documento, sublinhando que o protocolo visa "alargar a existência destas escolas a todos os distritos e com isso promover a qualificação do sistema educativo do país".

Os dois governos assinaram também um protocolo de assistência técnica que visa apoiar a formação de recursos humanos timorenses através do envio para Timor-Leste de técnicos superiores portugueses.

Sem comentários:

Mais lidas da semana