sexta-feira, 14 de outubro de 2011

RESPONSÁVEIS EUROPEUS DEFENDEM MAIS PODERES PARA O FMI





Os responsáveis europeus estão a elaborar um plano de resgate que poderá incluir perdas mais profundas dos investidores em títulos de dívida gregos, um aumento dos níveis de capital dos bancos para cobrir eventuais resgates e mais poderes para o FMI.

O referido plano surgiu numa reunião dos ministros das Finanças e banqueiros centrais do grupo dos G20, a decorrer hoje e sábado em Paris, destinada a encontrar mecanismos que ponham termo aos dois anos de crise de dívida soberana na Europa, nomeadamente, o alargamento dos poderes do Fundo Monetário Internacional (FMI) no que respeita ao financiamento para ajudar o velho Continente.

"A necessidade de urgência está aqui, chegou", afirmou hoje em Paris a economista-chefe da AXA, a segunda maior seguradora da Europa, Erica Chaney, em declarações à Bloomberg TV, admitindo que "há muita pressão sobre os europeus para que encontrem uma solução".

Espera-se que os líderes europeus concluam o referido plano na cimeira de 23 de outubro, para que este possa ser apresentado na próxima reunião dos 20 mais ricos a 03 e 04 de novembro, segundo a agência de informação financeira.

O objetivo é alcançar o que os Governos alemão e francês consideram uma solução "sustentável" para enfrentar a turbulência que colocou a Grécia à beira do incumprimento e restabelecer a confiança dos mercados.

A Reunião do G-20 termina no sábado em Paris após uma conferência de imprensa prevista para as 16:15 locais (15:15 em Lisboa).

Sem comentários:

Mais lidas da semana