quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Autoridades dão "empurrão político" à Indonésia para facilitar ligação por cabo de fibra ótica




MSE - LUSA

Díli, 16 nov (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, Zacaria da Costa, disse hoje que Timor-Leste está a dar um "empurrão político" junto das autoridades da Indonésia para a ligação em cabo de fibra ótica entre Kupang, Timor-Ocidental, e Díli.

"Naturalmente que isto não é assunto que o Governo está a tutelar, está a ser feito através de uma companhia privada, mas o Governo pode sempre pôr alguma pressão, tendo em conta as relações que existem entre os dois países e os objetivos de desenvolvimento que nós temos", afirmou o chefe da diplomacia timorense.

Para Zacarias da Costa, que disse já ter escrito uma carta ao seu homólogo da Indonésia a explicar as razões porque Timor-Leste precisa que as autoridades indonésias facilitem a ligação, um "empurrão político é importantíssimo".

O ministro ressalvou, contudo, que o negócio será feito entre a Timor Telecom e a empresa indonésia responsável pelo cabo subterrâneo.

"Nós agora temos apenas a ligação por satélite e todos sabemos que uma ligação por cabo submarino irá facilitar as nossas comunicações em Timor, torná-las mais baratas, mais rápidas e naturalmente ajudar no progresso e desenvolvimento do país", disse.

O cabo submarino de ligação Díli-Oecussi-Kupang terá a extensão de 570 quilómetros e seu custo rondará os 10 milhões de dólares.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Zacarias da Costa,

Se o cabo submarino custa 10 milhões de Usd, nem olhe para trás, mande fazer, Timor não pode atrasar mais. Já que as estradas normais custam a aparecer, avancem com as estradas da informação, poderá potenciar muitos investimentos, criando postos de trabalho, chega de atraso.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana