quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Entre hoje e quinta-feira é conhecida posição da ASEAN sobre entrada do país na associação



MSE - LUSA

Díli, 16 nov (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, Zacarias da Costa, disse que entre hoje e quinta-feira se vai saber qual a decisão da Associação das Nações do Sudeste Asiático em relação à entrada de Timor-Leste naquela organização.

"Vamos lá ver o que entre hoje e amanhã poderá acontecer. O mais importante é que Singapura está a recuar e temos ainda mais umas horas até ao dia de amanhã para sabermos então qual será a novidade em termos positivos em relação ao nosso pedido de adesão apresentado em março", afirmou o ministro durante uma conferência de imprensa.

Zacarias da Costa disse esperar ainda hoje uma decisão final, sublinhando que o chefe da diplomacia indonésia vai apresentar esta tarde aos seus homólogos da ASEAN, durante a reunião do conselho, o pedido oficial de adesão à organização apresentado por Timor-Leste no passado dia 04 de março.

"Eu acho que esta tarde já poderemos saber qual será a decisão final que os ministros vão recomendar para a cimeira de amanhã [quinta-feira], mas gostaria de sublinhar que continuo fortemente a acreditar que haverá uma posição positiva", insistiu.

O ministro salientou também que "posição positiva" não significa que será já para 2012 a entrada na ASEAN.

"O presidente indonésio (Susilo Bambang Yudhoyono) acredita que deveríamos trabalhar para que Timor seja membro de pleno direito já na cimeira de 2013", disse.

"As ideias continuam em cima da mesa. Posso dizer que a Indonésia continua firme e continuará firme com Singapura. Estas foram as instruções dadas ao mais alto nível e espero realmente que da discussão que está a ter lugar esta tarde em Bali, os ministros dos Negócios Estrangeiros possam chegar a um consenso em relação a uma futura presença de Timor na ASEAN", disse.

O pedido formal de adesão de Timor-Leste à ASEAN foi entregue à Indonésia, país que detém a presidência daquela organização, em março.

Indonésia, Malásia, Tailândia e Filipinas têm sido os países mais entusiastas da entrada imediata e incondicional, enquanto Laos, Camboja e Birmânia chegaram a defender que primeiro Timor-Leste devia ter o estatuto de observador.

Singapura é o país que tem assumido mais reservas, defendendo que Timor-Leste deveria aguardar pela consolidação da ASEAN em 2015, devido a ter ainda alguns problemas internos a resolver.

A conferência de imprensa do ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste ocorreu na sequência de um encontro em Bali, Indonésia, entre os presidentes timorense e indonésio.

Durante o encontro, José Ramos-Horta e Susilo Bambang Yudhoyono abordaram também as negociações em relação à fronteira terrestre e a visita o Presidente da Indonésia a Timor-Leste em maio do próximo ano, para as comemorações dos 10 anos da independência.

Segundo o chefe da diplomacia timorense, as negociações sobre a fronteira terrestre deverão terminar em maio, para depois serem iniciadas as negociações em relação à fronteira marítima.

"Ambos os chefes de Estado concordaram que a ASEAN deverá sair amanhã (quinta-feira) da cimeira com uma posição clara sobre a aplicação de Timor-Leste", disse Zacarias da Costa.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana