quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Moçambique: CORRUPÇÃO AUMENTOU NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS




JORNAL DIGITAL

Segundo pesquisa da Transparência Internacional

Maputo – A corrupção em Moçambique aumentou nos últimos 3 anos, segundo mostra uma pesquisa da Transparência Internacional, levada a cabo pela firma Gallup.

 De acordo com o estudo, 56% das pessoas inquiridas consideram que a corrupção no país aumentou nos últimos três anos. 23% julga ter permanecido no mesmo nível e 21% acha que diminuiu.

Este é um dos dados constantes do Relatório Regional do Barómetro Global da Corrupção (GCB), a ser lançado por algumas organizações regionais da família da Transparência Internacional, de que o Centro de Integridade Pública (CIP) faz parte.

O lançamento do referido estudo terá lugar a 22 de Novembro, em
Maputo.

O estudo compreende uma análise comparativa e quantitativa da responsabilização política em cada país, avaliada no âmbito do «Combate a Corrupção».

Os resultados são baseados na interpretação de várias informações a nível global, referentes à corrupção.

A opinião do público é usada como uma das ferramentas de grande relevância para medir os níveis de corrupção e do desempenho do Governo, visando o seu combate nos diferentes sectores e instituições públicas.

O relatório regional apresenta os níveis de corrupção em seis países da SADC (África do Sul, Malawi, República Democrática do Congo, Zimbabwe, Zâmbia e Moçambique), permitindo comparações entre países vizinhos.

O lançamento regional do Barómetro Global da Corrupção (GCB) de 2011, atingiu um número recorde de 100 países pesquisados, sendo Moçambique parte dos 14 novos países incluídos na pesquisa.

Conduzida a nível global pelo Instituto Gallup International, em Moçambique, o trabalho de campo foi executado pela firma TRS.

O Centro de Integridade Pública (CIP), diz que a recolha de dados cobriu uma amostra de 1000 cidadãos, da população urbana adulta (maiores de 18 anos), os quais foram inquiridos no período compreendido entre 26 de Abril e 5 de Maio de 2011, nas cidades capitais (Maputo, Nampula, Beira e Chimoio) de quatro províncias do país.

Em Maputo, a pesquisa abrangeu 700 cidadãos, enquanto em cada uma das cidades Nampula, Beira e Chimoio foram inquiridos 100.

O CIP diz que o lançamento regional do Barómetro Global da Corrupção vai ter lugar numa data simbólica, no contexto do combate à corrupção em Moçambique, a 22 de Novembro, data em que se assinala o 11º aniversário do assassinato do jornalista de investigação Carlos Cardoso.

O lançamento é dirigido especialmente a membros da sociedade civil e da comunicação social e visa essencialmente partilhar os resultados referentes aos níveis de corrupção nos países avaliados, bem como as medidas desencadeadas para o seu combate.

Dados mais aprofundados do estudo serão divulgados aquando do lançamento Regional do Relatório do Barómetro da Corrupção.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana