quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Paulo Portas vai reunir no Conselho de Segurança com Timor-Leste na agenda




SOL - LUSA

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Zacarias da Costa, viaja na quinta-feira para os Estados Unidos para participar na reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre Timor-Leste, devendo reunir-se com o seu homólogo português.

«Será uma reunião onde iremos avaliar os últimos seis meses da presença da Missão Integrada da ONU para Timor-Leste (UNMIT) e também já estamos a antecipar o que será a decisão do Conselho de Segurança em Fevereiro em relação ao que será a extensão do mandato desta missão da ONU por forma a trabalhar e completar o seu trabalho até final de Dezembro de 2012», afirmou à agência Lusa o ministro. A reunião vai decorrer no próximo dia 22.

Segundo Zacarias da Costa, o «próximo ano será um ano de eleições e é importante que a presença da ONU seja visível no país».

Mas, disse, depois do período eleitoral vai começar a redução da presença da ONU que irá «culminar em Dezembro com o fim do mandato».

«Eu creio que Timor irá viver uma nova fase, uma fase ainda difícil porque é um teste à capacidade de liderança dos próprios timorenses, continuamos a precisar de apoio técnico, mas creio que também é uma altura depois de 10 anos de independência para também mostrarmos que conseguimos conduzir os destinos do nosso país», salientou Zacarias da Costa.

As autoridades timorenses e as Nações Unidas assinaram recentemente um Plano de Transição sobre a saída da UNMIT do país, para que decorra sem «sobressaltos».

Antes de chegar a Nova Iorque, o ministro timorense participa quinta-feira em Bali, Indonésia, na 19ª Cimeira das Nações do Sudeste Asiático.

Sem comentários:

Mais lidas da semana