segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Angola: Programa de alfabetização prevê abranger mais de 500 mil cidadãos em 2012



Angola Press

Ndalatando – O Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar prevê abranger 530 mil cidadãos em 2012, aumentando o número de alfabetizados de sete mil e 644 para oito mil 830 cidadãos.

De acordo com nota documental apresentada no Conselho Técnico do Ministério da Educação a que a Angop teve hoje acesso, avaliando o desempenho do programa, a média pretendida de aumentar o número de alfabetizados na ordem de 530, por ano, justifica-se pela necessidade de garantir uma educação plena a todos até 2015 e reduzir os índices de analfabetismo.

Segundo o programa, em 2012 se pretende dar uma maior envolvência das administrações locais em todo o território nacional, aumentar a quota participa de professores e fortalecer a parceria com os parceiros sociais.

O Programa de Alfabetização e Aceleração Escola (PAEE) teve início em 2007, tendo, desde a sua implementação registado alguns constrangimentos, entre eles, a carência de recursos humanos qualificados e disponíveis.

A escassez de recursos financeiros e a inconsistência dos dados estatísticos enviados pelas direcções províncias é, igualmente, ouro dos constrangimentos registados.

Segundo dados do sector da Educação, o sistema tem fora da escola 23 porcento das crianças em idade escolar no ensino primário e 66 porcento no ensino secundário.

Para melhorar o quadro desta problemática, o Governo está a proceder investimentos no sector, estando em curso, a título de exemplo, a construção no mínimo de uma escola de formação de professores em cada parcela do território nacional e o desenvolvimento de outros programas de capacitação de quadros.

Nos últimos anos, o sector da educação sofreu um incremento no Orçamento Geral do Estado (OGE), passando de quatro porcento para 8,52 porcento, que vai ser revertido para pagamento dos ordenados dos docentes.

Outra das principais metas é aumentar o número de infra-estruturas para suportar o sistema de ensino nacional.

Participam do evento, vice-ministros do sector, parceiros sociais, entidades eclesiásticas e tradicionais, representantes de partidos políticos, quadros seniores do Ministério, e convidados.

Sem comentários:

Mais lidas da semana