segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dragão gigante leva votos de Bom Ano a turistas e residentes em desfile por zona histórica



FV – Lusa, com foto

Macau, China, 23 jan (Lusa) - Um dragão gigante de 238 metros, o signo do ano lunar que hoje teve início, percorreu o centro histórico de Macau desde as Ruínas de São Paulo, saudando turistas e residentes com votos de um próspero Ano Novo.

Num dia marcado pela chuva e frio, e pelo pouco comércio aberto pelo facto desta segunda-feira ser o primeiro de três feriados da semana do Novo Ano Lunar, a principal festa das famílias chinesas, o dragão fez as honras dos serviços do Turismo de Macau e levou cor e animação às principais artérias turísticas da cidade.

Depois de uma parada de uma hora nas escadarias das Ruínas de São Paulo, sob o olhar e câmaras atentas de turistas e crianças vestidas a preceito para o primeiro dia do Novo Ano Lunar, dragão e leões, devidamente vivificados por responsáveis da Região, desceram as ruelas do centro histórico em passo de corrida, parando nalguns pontos estratégicos para as objetivas.

Numa demonstração clara de superioridade, o dragão dourado de 238 metros fintou a esquina da rua da Livraria Portuguesa, subiu até à Sé e voltou a cortar à direita para retomar a rota para o Leal Senado. Nessa altura, o dorso do animal estava visível em duas ruas paralelas, com as respetivas cauda e cabeça separadas por um quarteirão.

De volta ao Largo do Senado, cartão postal de Macau e Património Classificado pela UNESCO desde 2003, o dragão voltou a ser vivificado, repetindo depois a dança entre turistas e residentes, que aguardavam a chegada dos 'lai-sis', os envelopes vermelhos com dinheiro que traduzem a prosperidade e auguram boas receitas a quem os oferece.

E logo a seguir à queima de panchões no Largo do Senado, os 'homens-dragão', acompanhados dos leões e dos deuses da felicidade, longevidade e prosperidade, seguiram caminho para outros pontos turísticos da cidade como a Calçada do Tronco Velho, Largo de S. Agostinho, Rua Central, Travessa da Paiva, Sede do Governo, Igreja de São Lourenço, Bairro do Lilau, Rua da Barra, Templo de A-Ma, Pousada S. Tiago, Avenida Panorâmica do Lago Sai Van, Rotunda da Baía da Praia Grande e Praça do Lago de Sai Van.

Enquanto isso, a direção dos Serviços de Turismo, liderada pelo diretor João Costa Antunes, tomava conta de uma fila concorrida para a distribuição de "lai-sis".

O desfile do dragão gigante repete-se no segundo dia do Novo Ano Lunar. Antes disso, esta noite, vai haver fogo de artifício durante meia hora na baía em frente à Torre de Macau.

O tema da exibição pirotécnica, com música sincronizada, é "Bênção" e conta com oito momentos dedicados aos temas da prosperidade, felicidade, harmonia, boa sorte, esperança, futuro brilhante, fraternidade e apoteose.

Apesar de estarem associadas à grande festa das famílias chinesas, as comemorações do ano novo são também uma oportunidade de divulgação do nome da cidade e um momento de atração turística para a Região Administrativa Especial da China, visitada em 2011 por um recorde de 28 milhões de pessoas, dos quais quase 25 milhões do continente chinês.

Posicionar Macau como centro de turismo e lazer internacional é um objetivo político da região definido pelo Governo central chinês, de forma a evitar a atual forte dependência do jogo, além da necessidade de diversificação económica, nomeadamente através do desenvolvimento das indústrias criativas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana