segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Rússia/Eleições: “Querem destruir a Rússia como destruíram a URSS”



Diário De notícias - Lusa

O primeiro-ministro e candidato a Presidente da Rússia, Vladimir Putin, considerou hoje que existem forças que querem destruir o seu país através dos mesmos processos utilizados para provocar a queda da União Soviética.

Putin sublinhou que o povo e a cultura russas constituem o eixo que une a civilização russa única.

"E é justamente esse eixo que toda a espécie de provocadores e os nossos adversários tentam destruir na Rússia, essas tentativas são acompanhadas de afirmações completamente falsas sobre o direitos dos russos à autodeterminação, sobre a "pureza da raça russa", bem como sobre a necessidade de destruir completamente o império que é suportado pelo povo russo", escreve, num artigo publicado no diário Nezavissimaia Gazeta.

"E tudo isso tem por objetivo obrigar as pessoas a destruir a sua própria pátria", frisou.

De acordo com Putin, as tentativas de pregar ideias sobre a construção de um Estado russo monoétnico entram em contradição com a história milenar do país.

"Diria mais, isso constitui a via mais curta para a destruição do povo e dos Estados russos", sublinhou.

No mesmo artigo, Vladimir Putin critica o multiculturalismo numa época em que as correntes migratórias podem mudar o aspeto de continentes inteiros.

O primeiro-ministro russo constata que "em numerosos países formam-se comunidades nacional-religiosas fechadas que não só se recusam a deixar assimilar, como também a adaptar-se".

Para Putin, tal provoca o aumento da xenofobia e das forças que "propõem a assimilação forçada, ao mesmo tempo que se agrava bruscamente o regime de imigração".

Porém, Putin defende que, na Rússia, a situação é diferente.

"Os nossos problemas nacionais e migratórios estão diretamente ligados à destruição da URSS", afirma.

"Quando o país [URSS] ruiu, vimo-nos, em algumas regiões, para lá da fronteira da guerra civil, e precisamente numa base étnica. Conseguimos apagar esses focos com uma enorme tensão de forças, com grande número de vítimas. Mas isso não significa que o problema não esteja na ordem do dia", constata ele.

Vladimir Putin termina o seu artigo com as palavras do filósofo russo Ivan Ilitch: "Todos devem poder orar à sua maneira, trabalhar à sua maneira e é preciso envolver os melhores na construção estatal e cultural".

Este artigo faz parte do programa presidencial de Vladimir Putin.

As eleições realizam-se a 04 de março.

Sem comentários:

Mais lidas da semana