segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

União Africana: Angola apoia candidata da SADC à presidência da CUA



Angola Press

Addis Abeba (Do enviado especial) - Angola apoia a candidatura da actual ministra-sul africana do Interior, Nokozasana Dlamini Zuma, ao cargo do presidente da Comissão da União Africana (CUA), por ser o que mais corresponde aos interesses do continente, disse domingo em addis Abeba, o embaixador angolano na Etiópia e junto da União Africana, Arcanjo Maria do Nascimento.

De acordo com o diplomata, o candidato apoiado por Angola é também o de toda a região sul do continente africano, e ao mesmo tempo o da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Enfatizou que se trata de uma posição livre de Angola “por achar que ela tem uma visão e um programa que melhor defende os interesses do continente, e não só de Angola”.

Nokozasana Dlamini Zuma concorre ao cargo com o actual presidente da Comissão da União Africana, o gabonês Jean Ping, apoiado pela Comunidade Economica dos Estados da Africa Central (CEAC) e a dos Estados da África do Oeste (CEDEAO).

O Estado angolano, realçou o embaixador, se revê nessa candidatura apoiada pela SADC, embora o país pertença as duas instituições regionais, a sul a SADC, e na parte central do continente, a CEAC.

“Mas não se deve ter uma visão antagónica por causa desta questão e da posição de Angola, porque a existência de mais candidatos é salutar para a própria organização continental+, asseverou.

Para o também representante de Angola junto da Comissão Económica da ONU para a África (CEA), a existência de diversas candidaturas com visões diferentes vai permitir aos Estados que irao voltar de ver qual o programa melhor para o encaminhamento da organização.

Arcanjo do Nascimento não vê na existência várias candidaturas algo que impeça ou periga cumprimento dos objectivos da UA, mas sim, como um passo benéfico para o funcionamento racional da instituição continental.

Por isso, defende para que hajam mais concorrentes no futuro, competindo com os seus programas e visoes diferentes. +Isto é bom para a organização e até ajudará as futuras lideranças a preparar melhores os projectos em termos de direcção para a UA.

Sem comentários:

Mais lidas da semana