quarta-feira, 28 de março de 2012

Guiné-Bissau: Segunda volta e segurança na mira de missão conjunta enviada pela CEDEAO



FP - Lusa

Bissau, 28 mar (Lusa) - Os chefes de Estado e de governo da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) decidiram enviar uma missão conjunta à Guiné-Bissau para a segunda volta das eleições presidenciais, foi hoje anunciado.

A missão junta elementos da CEDEAO, da União Africana e da ONU, de acordo com o comunicado final da conferência de chefes de Estado e de governo da CEDEAO realizada na terça-feira em Abidjan.

Embora a reunião tenha sido convocada para discutir a situação no Mali, onde na passada semana houve um golpe de estado, a situação na Guiné-Bissau também foi debatida, tendo participado no encontro o Presidente interino do país, Raimundo Pereira.

De acordo com o comunicado hoje divulgado, a missão conjunta é enviada no quadro da segunda volta para as eleições presidenciais e também para avaliar a situação do país em termos de segurança.

A Guiné-Bissau realizou eleições presidenciais no passado dia 18, mas o segundo candidato mais votado recusou participar na segunda volta do escrutínio, alegando que houve fraudes generalizadas na primeira volta.

O candidato, Kumba Ialá, e outros quatro candidatos derrotados juntaram-se para exigir a anulação das eleições. A Comissão de Eleições da Guiné-Bissau julgou improcedentes as queixas dos cinco sobre alegadas fraudes.

Leia mais sobre Guiné-Bissau - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana