segunda-feira, 23 de abril de 2012

PAIGC retira confiança política a Serifo Nhamadjo, primeiro vice-presidente da AR



FP - Lusa

Bissau, 23 abr (Lusa) - O PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde) retirou a confiança política a Serifo Nhamadjo, primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau e do mesmo partido, diz um comunicado hoje divulgado.

No comunicado, datado de domingo, o maior partido da Guiné-Bissau acusa Serifo Nhamadjo de atitude "traidora e irresponsável" e "indigna de um dirigente do partido e de membro da mesa" da Assembleia Nacional, sendo suposto defender a Constituição "e que se transformou em golpista e fora da lei".

Serifo Nhamadjo entrou em rota de colisão com o partido ao candidatar-se a Presidente da República nas eleições de março, contrariamente às indicações do PAIGC, que escolheu como candidato Carlos Gomes Júnior.

Num golpe de Estado no dia 12, um Comando Militar prendeu o Presidente interino, Raimundo Pereira, e o primeiro-ministro eleito em 2008, Carlos Gomes Júnior. O Comando Militar tem estado a discutir com Serifo Nhamadjo uma saída para a crise.

No comunicado, assinado pela Comissão Permanente do Bureau Político do PAIGC, repudia-se também "o ambiente de ameaças e perseguições de que são vítimas os membros do Governo, deputados e responsáveis políticos do partido no poder".

Segundo o PAIGC, "prosseguem" as "perseguições e detenções" de personalidades do Estado, "sendo a última a do secretário de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria, brigadeiro-general Fodé Cassamá".

No comunicado apela-se também a todos os deputados, em especial aos do PAIGC, para que não tomem parte "em nenhuma farsa democrática" da Assembleia Nacional Popular até à reposição da ordem democrática e constitucional.

Sem comentários:

Mais lidas da semana