quarta-feira, 30 de maio de 2012

Brasil: Indígenas ocupam Ministério da Saúde e reivindicam atenção integral



Pulsar

Cerca de 80 indígenas ocuparam o prédio do Ministério da Saúde, em Brasília, na manhã de hoje (29). Os membros das etnias Kaingang, Guarani e Charrua do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná reivindicam do governo maior atenção à saúde indígena.

Pedro Kaingang, um dos representantes do movimento, declarou à Agência Brasil que a ocupação é um protesto diante da falta de resposta do governo às reivindicações indígenas. Caso o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, não atenda os indígenas, Kaingang informou que eles pretendem bloquear o tráfego de estradas que cortem ou passem próximo às aldeias nos três estados.

Kaingang disse ainda que a razão principal da revolta de seu povo é a mortalidade indígena provocada pela falta de definição de uma adequada política de atendimento. Ele ressaltou que as reivindicações de atenção integral são antigas e que o Ministério da Saúde não tem cumprido as promessas que fez.

Os indígenas denunciam a falta de remédios nos postos de atendimento das aldeias da região Sul. Segundo eles, o número de profissionais de saúde é insuficiente e boa parte das comunidades sofre com a falta de meios quando precisa transportar seus doentes para a cidade.

O grupo está ocupando o quarto andar do prédio do Ministério da Saúde, onde funciona a Secretaria Especial de Saúde Indígena. O setor é responsável por coordenar e executar o processo de gestão do subsistema de atenção à saúde indígena em todo o país. (pulsar)

Sem comentários:

Mais lidas da semana