quarta-feira, 30 de maio de 2012

Síria: PEQUIM REITERA QUE SE OPÕE A QUALQUER INTERVENÇÃO MILITAR



MC - Lusa

Pequim, 30 mai (Lusa) -- A China reiterou hoje que se opõe a qualquer intervenção militar na Síria, enquanto a Rússia considerou "prematura" qualquer nova atuação do Conselho de Segurança.

"A China opõe-se a qualquer intervenção militar na Síria e a qualquer mudança de regime pela força", reiterou hoje o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Liu Weimin.

Liu Weimin disse ainda que a China insta todas as partes envolvidas na crise síria a aplicar o plano de paz de Kofi Annan, enviado da ONU e da Liga Árabe para a Síria, e a encetar negociações.

Com o apoio da Rússia e da China, o Conselho de Segurança da ONU condenou fortemente no domingo o Governo sírio por utilizar artilharia num massacre na cidade de Houla, no centro da Síria, do qual resultaram 108 mortos.

O porta-voz chinês falava depois de numerosos Estados ocidentais, incluindo os Estados Unidos, o Reino Unido e a França, terem expulsado diplomatas sírios como retaliação contra o massacre de Houla na última sexta-feira.

Liu Weimin reiterou que Pequim já apelou esta semana para uma investigação do massacre de Houla e para que os autores deste sejam descobertos, mas recusou dizer se Pequim vai expulsar diplomatas sírios da China.

Sem comentários:

Mais lidas da semana