quarta-feira, 30 de maio de 2012

Timor-Leste: APROVADA LISTA DE CANDIDATOS DA ASDT



Sapo TL

O Tribunal de Recurso rejeitou a versão de Gil da Costa Alves sobre o partido ASDT, tendo aprovado a de João André Avelino Correia, informa a agência PNN.

A decisão do tribunal teve como base no recente congresso extraordinário da ASDT, realizado em Salaun Timor Klaran, Aileu, que contou com a presença de 5400 apoiantes.

Em termos legais, apenas uma lista de candidatos da ASDT poderia ser aprovada antes das Eleições Parlamentares.

Os apoiantes de Gil da Costa Alves não participaram na recente reunião extraordinária do Conselho Nacional da ASDT, convocada e presidida pelo Presidente do partido. Como secretário-geral da ASDT e ao abrigo do estatuto de 2006, Gil da Costa Alves foi convidado para participar no Congresso mas não compareceu.

Depois de o Tribunal de Recurso ter apoiado a versão de João André Avelino Correia, o deputado foi para a Comissão Nacional de Eleições para apresentar a sua lista de candidatos para a Eleição Parlamentar.

Por sua vez, o secretário-geral do CNRT, Dionísio Babo, disse que o seu partido está pronto para abraçar lista de Gil Alves, do partido ASDT. O partido ASDT foi registado no Tribunal de Recurso, em Abril de 2005.

No primeiro congresso da ASDT, o estatuto do partido foi aprovado e publicado no Jornal do Estado, em Fevereiro de 2007. O falecido Francisco Xavier do Amaral foi nomeado Presidente e Gil da Costa Alves secretário-geral, com base no Congresso Nacional de 2006.

Muitos membros do Conselho Nacional, desde então, deixaram o partido. Alguns formaram outros partidos, outros deixaram o país. Houve também quem se tenha junto ao secretário-geral, numa versão alternativa da ASDT.

SAPO TL com PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana