quinta-feira, 7 de junho de 2012

ANGOLA - SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: COMPACTO DE NOTÍCIAS




Compacto de Notícias, com Lusa

Chivukuvuku e filho de histórico do MPLA lideram lista de novo partido às eleições

07 de Junho de 2012, 18:16

Luanda, 07 jun (Lusa) - O antigo delfim de Jonas Savimbi e um dos filhos de Mendes de Carvalho, histórico nacionalista do MPLA, encabeçam a lista da Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE) às eleições gerais de 31 de agosto em Angola.

O anúncio foi feito por Abel Chivukuvku, antigo delfim de Jonas Savimbi e presidente da CASA-CE, formação partidária recentemente constituída que pretende constituir a terceira via face aos partidos históricos MPLA e UNITA.

A Constituição angolana determina que "é eleito Presidente da República o cabeça de lista, pelo círculo nacional, do partido político ou coligação de partidos políticos mais votado no quadro das eleições gerais", cabendo ao número dois da lista a nomeação para Vice-Presidente da República.

Depois de Abel Chivukuvuku, a coligação eleitoral CASA-CE apresenta como número dois o almirante André Gaspar Mendes de Carvalho, prestigiado oficial general angolano que já requereu a passagem à reforma para poder assumir a vida política ativa.

O nacionalista Mendes de Carvalho, pai do candidato da CASA-CE à vice-Presidência da República, foi deputado do MPLA e dedicou-se à escrita, tendo publicado diversas obras sob o nome de Uanhenga Xitu.

Na cerimónia de anúncio dos dois primeiros nomes da lista da CASA-CE candidata pelo círculo nacional, Abel Chivukuvuku adiantou que os demais cabeças de lista, das 18 províncias de Angola, serão divulgados segunda-feira, quando forem entregues no Tribunal Constitucional os respetivos processos de candidatura.

Após a deposição dos processos de candidatura, a CASA-CE anunciará em conferência de imprensa o programa de ação para as eleições gerais de 31 de agosto.

Todavia, o líder da CASA-CE revelou já dois nomes, os dos jornalistas José Lelo, que será o número um na lista pela província de Cabinda, e William Tonet, que encabeçará a lista por Luanda.

José Lelo, antigo correspondente da Voz da América na província de Cabinda, foi condenado em 2008 a 12 anos de prisão por prática de crime contra a segurança do Estado e instigação à rebelião armada no enclave.

William Tonet, que é também advogado, dirige o Folha 8, a mais antiga publicação da imprensa escrita privada em Angola e que se destaca na cobertura noticiosa satírica, por vezes contundente, da realidade social e política angolana.

Tonet foi condenado em outubro do ano passado a um ano de prisão, convertida numa indemnização de cem mil dólares (quase 73 mil euros), pelos crimes de "injúria, calúnia e difamação", por causa da publicação no jornal de que é diretor de artigos sobre responsáveis do Estado angolano.

Na altura, foi organizada uma campanha de solidariedade, que rendeu mais de 71 mil dólares, valor aquém do exigido pelo tribunal.

William Tonet recorreu desta decisão para o Supremo Tribunal e ainda aguarda uma decisão.

José Eduardo dos Santos reuniu-se com homólogo são-tomense

07 de Junho de 2012, 18:19

Luanda, 07 jun (Lusa) - Os presidentes de Angola e São Tomé e Príncipe estiveram hoje reunidos em Luanda, no âmbito de uma deslocação de trabalho de 24 horas de Pinto da Costa à capital angolana sem declarações à imprensa.

Fonte diplomática angolana, citada pela agência Angop, disse que a visita do Presidente são-tomense a Luanda visou debater o reforço da cooperação bilateral.

Esta foi a segunda visita este ano de Manuel Pinto da Costa à Angola, que regressou a meio da tarde ao seu país.

A primeira estada, com carácter oficial, decorreu entre os dias 30 de janeiro e 01 de fevereiro.

Angola e São Tomé e Príncipe integram organizações comuns, designadamente a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Comissão do Golfo da Guiné e a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

EL.

Angola vai criar fundos especiais para o arquipélago

07 de Junho de 2012, 20:19

São Tomé, 07 jun (Lusa) - Angola vai criar fundos especiais para financiar projetos de desenvolvimento em São Tomé e Príncipe, disse hoje aos jornalistas o Presidente são-tomense, Manuel Pinto da Costa.

"Está-se a estudar (em Angola) as condições para que realmente se possa encontrar formas de criar fundos especiais que possam financiar uma série de operações privadas angolanos e são-tomenses", disse Pinto da Costa, que regressou esta tarde de uma visita de 24 horas a Luanda, a convite do seu homólogo, José Eduardo dos Santos.

O Presidente de São Tomé e Príncipe elogiou as relações entre São Tomé e Luanda afirmando que "se antes elas eram boas agora elas são ótimas".

"Angola tem apoiado sempre São Tomé e Príncipe em várias ocasiões e continua disponível e disposta, no quadro da cooperação a tudo fazer para fortalecer cada vez mais essas relações", acrescentou o Presidente são-tomense que diz ter saído de Luanda "absolutamente convencido" de que os dois países vão "dar passos" para um relacionamento cada vez mais sólido.

Pinto da Costa disse ainda que o futuro das relações entre os dois países deve passar por "incentivar a cooperação entre os agentes económicos angolanos e são-tomenses", que considera como "determinante para garantir o real desenvolvimento dos dois países".

MYB

São Tomé apoia candidatura da África do Sul à Comissão da União Africana

07 de Junho de 2012, 20:37

São Tomé, 07 jun (Lusa) - São Tomé e Príncipe vai apoiar a candidatura da África do Sul à presidência da Comissão Africana durante a próxima cimeira da União Africana, que decorre este mês no Malawi, anunciou o Presidente são-tomense, Manuel Pinto da Costa.

"São Tomé e Príncipe tem uma posição definida. A posição de São Tomé e Príncipe, depois de analisar a situação, é que vamos apoiar a candidatura sul-africana", disse, aos jornalistas, o Presidente são-tomense.

Pinto de Costa regressou hoje de uma visita de 24 horas a Luanda, onde abordou o assunto com o seu homólogo angolano José Eduardo dos Santos, que também apoia a candidatura da África do Sul à presidência da comissão da Organização continental Africana.

Pinto da Costa realizou, em maio, uma vista de três dias à África do Sul, a convite do presidente sul-africano, Jacob Zuma.

O governante são-tomense havia considerado esta visita como necessária para "abrir mais as portas para uma cooperação frutuosa entre São Tomé e Príncipe e a África do Sul".

Fonte diplomática em São Tomé disse à agência Lusa que o apoio de São Tomé e Príncipe à candidatura da atual ministra sul-africana do Interior, Nkosazana Dlamini-Zuma, para o cargo de presidente da Comissão Africana, foi discutida entre o Presidente são-tomense e o seu homólogo da África do Sul.

A eleição do presidente da Comissão da União Europeia caiu num impasse após várias rondas de votação sem se obter um vencedor, entre os candidatos Nkosazana Dlamini-Zuma e o gabonês Jean Ping.

MYB.

Sem comentários:

Mais lidas da semana