segunda-feira, 4 de junho de 2012

Brasil: MTE resgata 12 trabalhadores escravizados em fazenda de pecuária



Pulsar

Foram resgatados 12 trabalhadores em condições degradantes de trabalho, de saúde e de vida em uma fazenda de pecuária em Castanheira, a aproximadamente 800 quilômetros de Cuiabá.

A ação foi realizada por uma equipe de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), da Superintendência Regional do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho, com apoio de policiais do grupo de operações especiais. Segundo os auditores fiscais, os trabalhadores estavam em condições subumanas.

Os empregados haviam sido contratados pelo filho do fazendeiro para fazer o roçado de pasto e aplicação de agrotóxico na propriedade, que possui cerca de 8 mil cabeças de gado. Os trabalhadores estavam alojados em barracos de lona em meio ao mato.

Além disso, não tinham carteira assinada e não realizaram exames médicos. A água para beber, preparar refeições e tomar banho era retirada de um córrego e não passava por qualquer sistema de tratamento.

O local não possuía instalações sanitárias e os empregados não dispunham de equipamento de segurança individual. No barraco do responsável pelos trabalhadores foi encontrada uma espingarda que foi recolhida pelos policiais.

Um acordo de dano moral individual com o fazendeiro foi firmando. Este valor, somado ao pagamento das verbas rescisórias, chegam a aproximado de 70 mil reais. No total, foram lavrados 22 autos de infração contra esta fazenda de pecuária do Mato Grosso. (pulsar)

Sem comentários:

Mais lidas da semana