quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cabo Verde: CAMPANHA AUTÁRQUICA JÁ ESTÁ NA ESTRADA



A Semana (cv)

Arrancou oficialmente esta quinta-feira, 14 de Junho, a campanha eleitoral para as sextas eleições autárquicas do Cabo Verde independente, marcadas para o próximo dia 1 de Julho. São 56 candidatos concorrentes nos 22 municípios do país e que privilegiaram nesta abertura da campanha colagem de cartazes, passeatas e buzinões, sobretudo nos grandes centros urbanos. Os grandes comícios ficam lá mais para o fim.

Os candidatos jà estavam no terreno desde há muito com comícios de apresentação das listas, visita às diferentes localidades, enfim a conquistar o eleitorado para a vitória no dia 1 de Julho. Mas foi à meia-noite desta quinta-feira, 14, que arrancou oficialmente, numa maratona que durará as próximas duas semanas.

Nestas que são as sextas eleições autárquicas do Cabo Verde independente, o número de candidatos é o mais alto de sempre: 56 para 22 concelhos. O PAICV concorre em todos os 22 municípios do país, o MpD tem 20 candidatos e apoia, oficialmente, dois independentes (Jorge Figueiredo, do GIMS no Sal, e Júlio Andrade, em São Filipe, Fogo).

Por sua vez, a UCID tenta conquistar cinco autarquias, e respectivas assembleias municipais, na Praia, São Vicente, Ribeira Brava (São Nicolau), Sal, e Ribeira Grande de Santo Antão. O PTS tem duas candidaturas na estrada: na Praia e São Vicente, enquanto sete independentes – todos saídos no seio dos dois maiores partidos, MpD e PAICV - entram na corrida.

Outro destaque é a presença de cinco mulheres para liderarem as Câmaras, quatro pelo PAICV (os três municípios de Santo Antão e São Vicente) e uma pelo MpD (Ribeira Brava de São Nicolau). Para as assembleias municipais, há 11 cabeças de lista feminina na corrida: seis do PAICV, duas do MpD e três nas listas independentes.

Tanto o PAICV quanto o MpD já admitiram que a vitória passa por conseguir a presidência em 12 autarquias.

Para estas eleições, estão aptos a votar 282.523 eleitores residentes no país – é que os cabo-verdianos residentes no estrangeiro não votam nas eleições autárquicas. Destes, 280.469 são nacionais e os restantes 2054 são estrangeiros a residirem no arquipélago e com direito a voto.

No dia das eleições – 1 de Julho – a CNE vai contar com 957 mesas de votos espalhadas por todos os municípios do país, que serão postas a funcionar por cerca de dois mil elementos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana