sexta-feira, 1 de junho de 2012

"EU SOU SACANA E HIPÓCRITA" - DEVE GRITAR A VOZ DA CONSCIÊNCIA DE XANANA



António Veríssimo

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Criança, por todo o mundo, em Timor-Leste também. Ainda quando aqui cheguei publiquei umas peças do Sapo TL e da Lusa, salvo erro (estou sem paciência para ir lá confirmar), alusivas ao tema. A GNR, os Bravos em Timor-Leste arrebanharam imensas crianças e andaram a brincar com elas. Têm a narração mais em baixo.

A GNR em Timor-Leste já nem nos surpreende com estas suas iniciativas, são bravos e de coração grande. Os que amam Timor agradecem, sempre comovidos quando vêem uma foto, ou vídeo, alusivas às suas generosas ações. Como português com coração em Timor-Leste considero-os meus dignos embaixadores. Tirando uma ou outra prosa em que lhes dei nas orelhas sinto-os bravos, grandes e palpitantes como a cor da bandeira de Portugal. Pois. Mas quem sou eu… Um singelo português carcaça-velha que paira por TL em espírito… pff.

Mas isso agora não interessa nada. Até nem estou aqui por mim mas sim pelas crianças timorenses e pelos que lhes fazem bem ou mal. Uns de bem já referi. Os de mal é agora. Ora, são os hipócritas, os sacanas, os corruptos, os ladrões que estão nos poderes e privam as crianças timorenses das condições dignas para que não sofram com a miséria a que esses grandes salafrários, suas famílias e amigos ficam indiferentes.

Lembrei-me de um: Xanana Gusmão. Esse, que após um golpe de estado, de muita mortandade e destruição, inventou uma tenebrosa Aliança (AMP) – por ter tido nas eleições uma votação mínima – alapando-se ao poder governativo, vindo a permitir o aumento da corrupção, do enriquecimento selvagem-ilicito que proporcionada aos da sua laia viverem faustosamente à custa da miséria em que os timorenses dificilmente sobrevivem. Principalmente as crianças. Pois. E hoje até deveria ser o dia delas. E é. Só que é o dia delas como um dia quase ou mesmo igual aos outros, com miséria e mais miséria.

Uma amiga do peito, tão timorense quanto honesta, direta e irascível acerca dos salafrários que se vão apoderando dos bens de Timor-Leste (e outros nas ilhargas), assinalou online este dia das crianças em Timor-Leste como só ela sabe. Fê-lo no Timor Hau Nian Doben. É ali que diz que não é sacana nem hipócrita e que por esse motivo não tem coragem de desejar feliz dia da criança à maioria pobre dos de palmo e meio em Timor. Vejam na integra o pequeno texto e o vídeo.

"A Day in the Life of Evalina - Experience Poverty in Timor Leste

HOJE É O DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA. QUEM TEM A CORAGEM DE DESEJAR ÀS CRIANÇAS POBRES TIMORENSES (A MAIORIA), UM FELIZ DIA DA CRIANÇA? EU, NÃO! NÃO SOU SACANA NEM HIPÓCRITA!
QUE DEUS VOS PROTEJA, CRIANÇAS!"

TIMOR-LESTE ESTÁ ENTREGUE AO DIABO

Pois. Nem eu, Zizi Pedruco. E muitos mais de nós, que sabemos da fome, da miséria, das carências que estão a assolar as crianças timorenses. Sem necessidade. Não fosse os ladrões, os sacanas, os hipócritas se terem multiplicado exponencialmente à sombra do golpista Gusmão e decerto que essas crianças viveriam bem melhor, com menos carências. De certeza absoluta. Não fosse o abundante exército de salafrários e tudo estaria a viver com maior dignidade, usufruindo equitativamente dos benefícios que a todos pertencem mas que quase só cai nas contas bancárias e na vida nababa de uns quantos Gusmões e outros ões, como por exemplo ladrões…

Diz a Zizi na sua prosa: “Que Deus vos proteja, crianças!” Qual quê. Mas quem tem dúvidas de que Deus foi expulso de Timor-Leste e que o país está entregue ao diabo?

A voz da consciência de Xanana deve gritar: “Eu sou sacana e hipócrita”. Ao menos isso.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bravo, Sr. António Veríssimo!

Abraço.

Lisa

Mais lidas da semana