sexta-feira, 1 de junho de 2012

Guiné-Bissau: Novos conselheiros na Presidência e responsáveis na TV e rádio



MB - Lusa

Bissau, 31 mai (Lusa) - O Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, nomeou 12 novos conselheiros presidenciais e o Governo de transição mudou os diretores gerais da rádio e televisão pública, informam hoje documentos oficiais.

Num único decreto presidencial hoje lido na rádio nacional, Serifo Nhamadjo nomeou os seus novos conselheiros, em que se destaca o nome de Justino Delgado, considerado o mais célebre artista da música moderna guineense, nomeado conselheiro para Assuntos Culturais.

O Presidente de transição da Guiné-Bissau já havia nomeado cinco conselheiros presidenciais, dias depois de ter sido indicado pela CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) para liderar a transição durante um ano, após o golpe de Estado militar de 12 de abril, que depôs o Presidente interino, Raimundo Pereira, e o primeiro-ministro eleito, Carlos Gomes Júnior.

Entre os novos nomeados sublinham-se os nomes de Martinho Ndafa Cabi, antigo primeiro-ministro, agora chamado para o cargo de conselheiro para a área dos Recursos Naturais, Energia e Indústria, Francisco Conduto de Pina, deputado no Parlamento e antigo ministro do Turismo, e Maria da Conceição Nobre Cabral, antiga ministra dos Negócios Estrangeiros, nomeada conselheira para o Desenvolvimento Humano.

Uma outra antiga ministra dos Negócios Estrangeiros, Fatumata Djau Baldé, também foi nomeada conselheira para os Direitos Humanos e Proteção Social.

No Governo de transição, segundo um comunicado, foram exonerados os responsáveis da rádio e televisão estatal.

Califa Soares Cassamá deixou de ser diretor da rádio dando o seu lugar a Carlos Gomes Nhafé e Luís de Barros saiu da direção da televisão entrando Francelino Cunha para o seu lugar.

Francelino Cunha, que já foi diretor da televisão da Guiné-Bissau (TGB) duas vezes, era o assessor de imprensa do Comando Militar protagonista do golpe de Estado ocorrido no país no dia 12 de abril passado, enquanto que Carlos Gomes Nhafé é um quadro da emissora estatal, que já dirigiu nos anos 90.

Sem comentários:

Mais lidas da semana