terça-feira, 12 de junho de 2012

Portugal mantém "inalterado" programa indicativo de cooperação com arquipelago



MYB - Lusa

São Tomé 11 (Lusa) - Os governos são-tomense e português vão assinar brevemente o novo programa indicativo de cooperação 2012 - 2015, com o pacote financeiro de 45 milhões de euros "praticamente inalterado", disse hoje a embaixadora portuguesa em São Tomé.

Paula Silva garantiu que a manutenção do pacote de ajuda mesmo com Portugal a atravessar um período de crise financeira constitui "um sinal inequívoco que o governo português quis dar a São Tomé e Príncipe".

A diplomata, que falava por ocasião de comemorações do dia de Portugal, referiu que o programa é uma das três questões "particularmente significativas" da agenda bilateral dos dois países previstas para realizar ainda este ano.

Referiu ainda o "empenho de Portugal de construir uma escola de referência" no arquipélago, agregando o ensino pré-primário, primário e secundário.

No âmbito do intercâmbio empresarial e de investimentos a diplomata portuguesa anunciou "para breve" a deslocação à capital são-tomense de uma missão empresarial portuguesa para "avaliar oportunidades de negócios e de intercâmbios".

"No mundo de hoje precisamos cada vez mais de internacionalizar as nossas empresas e os empresários portugueses olham para São Tomé com muito interesse. Vêem um país com potencialidades inexploradas, inserido numa região geográfica extremamente importante, do ponto de vista estratégico", sublinhou a embaixadora.

O ministro dos negócios estrangeiros de São Tomé e Príncipe, Manuel Salvador Ramos, disse que o seu país tem podido desenvolver com Portugal ações de concertação diplomática e de outra índole "visando a salvaguarda e a proteção de interesses comuns"

"As relações bilaterais são a todos os títulos excelentes. Elas articulam-se à volta de eixos importantes tais como político-institucional, económico-financeiro e sociocultural e estendem-se aos domínios das linhas de crédito, assistência técnico-militar, segurança, educação, saúde, cultura, desporto entre outros", disse o ministro.

"O governo da república democrática de São Tomé e Príncipe reconhece Portugal como um dos principais parceiros de desenvolvimento, por isso reafirma a sua total disponibilidade em trabalhar com o governo e com o estado português no sentido do aprofundamento do relacionamento bilateral", conclui o chefe da diplomacia são-tomense.

Sem comentários:

Mais lidas da semana