quinta-feira, 14 de junho de 2012

REFORÇO DE ISABEL DOS SANTOS NA ZON APROXIMA FUSÃO COM SONAECOM




O aumento da participação de Isabel dos Santos na Zon Multimédia para 28,8%, através da aquisição da posição da Caixa Geral de Depósitos, aumenta a probabilidade de uma fusão com a concorrente Sonaecom, refere research do BPI.

A angolana Isabel dos Santos comprou ontem 33,8 milhões de ações da Zon à CGD, através da Jadeium, empresa que controla, e tornando a filha de José Eduardo dos Santos na maior acionista da empresa de multimédia. As ações do banco do Estado foram compradas a 2,6 euros, um valor que superou em larga escala os 2,022 a que a empresa cotava em Bolsa.

Numa nota hoje emitida o BPI refere que que o impacto desta operação é "positivo" pela clareza estratégica da acionista, e sublinha que "com esta transação, a estrutura acionista da Zon (...) atingiu um novo equilíbrio" com Isabel dos Santos a assumir um papel de liderança na estratégia da Zon.

Assim, refere a nota, "acreditamos que uma fusão com a Sonaecom no curto-prazo tornou-se muito mais provável".

A Zon é a principal empresa de televisão por subscrição e a quarta maior Telecom de Portugal, tendo como principais concorrentes a Portugal Telecom, com o serviço MEO.

Sem comentários:

Mais lidas da semana