sexta-feira, 13 de julho de 2012

"Os representantes de Bissau são aqueles que emanam do voto" -- MNE



PSP - Lusa

Lisboa, 12 jul (Lusa) -- O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, disse hoje na Comissão Parlamentar dos Negócios Estrangeiros que os representantes da Guiné Bissau na próxima cimeira da CPLP em Moçambique são aqueles que "emanam do voto popular".

Paulo Portas disse na Comissão Parlamentar que ainda decorre na Assembleia da República que o encontro dos chefes da diplomacia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realizado na quarta-feira em Lisboa foi consensual sobre a representação da Guiné-Bissau na próxima cimeira da comunidade.

"O que decidimos sobre a Guiné Bissau na cimeira de Maputo é que as autoridades que representam Bissau são aquelas que emanam do voto popular. Esta posição foi consensual e deve ser acompanhada de um esforço redobrado no âmbito das Nações Unidas, Comunidade Económica dos Estados de África Ocidental e a União Africana".

Para Paulo Portas, a CPLP deve ter uma "marca exigente nesta matéria", adiantando que aqueles que fazem "golpes de Estado têm de pensar - antes de fazer o golpe de Estado - no estado do golpe uns meses depois".

Sobre a Guiné Equatorial e a CPLP, o ministro dos Negócios Estrangeiros disse que se registam "alguns progressos sobre a língua portuguesa", mas que não se registam progressos em áreas fundamentais para ser membro da CPLP, "nomeadamente na posição sobre a pena de morte".

Sem comentários:

Mais lidas da semana