terça-feira, 31 de julho de 2012

Portugal: Gestor ocupou cargos de administração em 73 empresas em 2010




Dados revelados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) indicam que houve um conjunto de 17 gestores que ocupavam lugares de administração em 30 ou mais empresas.

Um super-homem da gestão não está identificado mas no ano de 2010, este gestor tinha lugar na administração de 73 empresas.

Longe deste recorde olímpico mas com um considerável número de empresas estão 17 administradores que conseguiam trabalhar em pelo menos 30 empresas.

O Relatório Anual do Governo das Sociedades cotadas, relativo a 2010 revela que os administradores executivos a tempo inteiro acumulavam em média lugares de administração em 12 firmas de dentro e fora do grupo da sociedade onde exerciam funções mas também existem gestores que não se desdobram: 55 apenas tinham um cargo.

Em ordenados, as empresas gastaram no total mais de 125 milhões de euros. Se tivermos em conta apenas cargos executivos, a remuneração média foi de quase 450 mil euros.

Há 25 administradores que no ano de 2010 levaram para casa mais de um milhão de euros, entre eles cinco gestores não executivos.

Ainda segundo o documento, a gestão de empresas continua a ser um mundo de homens. Há apenas seis mulheres em cada 100 administradores e quando o Relatório se refere apenas a executivos a média desce para quatro mulheres em 100, sendo que não há uma única presidente da Comissão Executiva.

Já a idade média dos administradores executivos desceu quase um ano, agora têm menos de 23 anos.

A ubiquidade de um administrador não identificado, que trabalhou em 73 empresas, foi revelada no relatório Anual do Governo das Sociedades cotadas, relativo a 2010, divulgado nesta terça-feira pela CMVM.

Sem comentários:

Mais lidas da semana