segunda-feira, 9 de julho de 2012

Timor: Ashton elogia processo eleitoral e pede formação rápida de um governo



PCR – Lusa, com foto

Bruxelas, 09 jul (Lusa) -- A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, pediu hoje a "formação rápida" de um governo em Timor-Leste após as legislativas de sábado e sublinhou a atitude "exemplar" dos eleitores, num processo pacífico e transparente.

"As eleições legislativas de 7 de julho assinalam outro importante marco no impressionante desenvolvimento de Timor-Leste na última década", indicou Ashton em comunicado divulgado em Bruxelas.

O Conselho Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), do atual primeiro-ministro Xanana Gusmão, venceu sem maioria absoluta as eleições legislativas de sábado.

Ashton recordou que, na sua curta história desde a independência em 2002, Timor-Leste "fez progressos extraordinários e foi um exemplo para a comunidade internacional sobre a construção com êxito de um Estado".

A alta representante da UE elogiou o povo timorense pela sua ampla participação no escrutínio, que na sua perspetiva "demonstra a vitalidade da jovem democracia" do país.

Recordou ainda que, pela terceira vez desde 2001, a UE enviou uma missão de observadores eleitorais após receber um convite do governo, que no seu relatório preliminar fez uma avaliação positiva do escrutínio.

A responsável pela política externa da UE destacou ainda a representação das mulheres no novo parlamento e pediu a rápida formação de um novo governo, com quem pretende trabalhar para "manter a excelente relação" com o país.

Timor-Leste celebrou o décimo aniversário da sua independência em 20 de maio com 41 por cento da população abaixo do limiar da pobreza e níveis alarmantes de desemprego entre a juventude, segundo dados de agências da ONU.

Sem comentários:

Mais lidas da semana