sexta-feira, 13 de julho de 2012

TIMORENSE APELA AO PR QUE REJEITE “UM GOVERNO DE UNIDADE NACIONAL”


Um bom ator, um grande fiteiro
António Veríssimo

Em Timor-Leste correm rumores crescentes de que o partido de Xanana Gusmão, CNRT, vai aliar-se com a FRETILIN e formar um governo que denominam de Unidade Nacional. Referiram-nos que as negociações preliminares entre os dois partidos políticos já ocorreram e que a FRETILIN está a fazer cedências em demasia a Xanana Gusmão, provocando mal-estar entre os fretilins que desaprovam tal aliança e os que vêem com bons olhos a FRETILIN ser governo a qualquer preço.

Num texto publicado no blogue timorense Timor Hau Nian Doben podemos ver uma carta pungente dirigida ao PR de Timor-Leste, Taur Matan Ruak pedindo que o PR “não permita” a formação de “um governo de unidade nacional”, a autoria é de Zizi Pedruco. Ali ela especifica as razões porque encabeça a reprovação de tal manobra política que só poderá tornar mais deficitária a democracia. Publicamos mais em baixo o referido texto.

Por alegadas razões similares às de Zizi Pedruco e de imensos timorenses também aqui no PG veiculámos a nossa opinião em Timor-Leste: GOVERNO DE UNIDADE NACIONAL OU A DERROCADA DO MATEBIAN?. Por agora pouco mais queremos acrescentar. Preferimos, isso sim, juntar a voz aos que temem e reprovam a aliança contra-natura da FRETILIN-CNRT e assinarmos por baixo o texto de Zizi Pedruco e de muitos mais timorenses da mesma opinião. A FRETILIN não venceu as eleições, por isso não tem de participar num governo que irá permitir a Xanana Gusmão, enquanto primeiro-ministro, fazer mais do mesmo - acobertar os roubos e a corrupção, os conluios, e usar outro partido político a si aliado onde se escudar. Figurino que vimos no anterior governo de Xanana Gusmão por cinco anos e que lhe serviu para fazer o que quis e “secar” os partidos que a ele então se aliaram, excepto o Partido Democrático, de La Sama, porque praticamente são farinha do mesmo saco.

Aliás, não será demais futuramente escalpelizar esta situação, o “fenómeno”, usando a metáfora do eucalipto, que dizem ser uma árvore que seca tudo à sua volta… Eis Xanana Gusmão, o “secante” desde os primórdios em que se envolveu na política. Por acaso, por vezes, além de secar politicamente imensos até aconteceu os que perderam a vida por variadas e alegadas circunstâncias que aqui e agora não vêm para o caso. Certo é que o “eucalipto” continua a crescer e a “secar” Timor-Leste. Até quando… Depende também muito – quase totalmente - de Taur Matan Ruak, o PR recentemente eleito.

Que aconteça o melhor para os timorenses, o povo até agora traído. Que aconteça o melhor para Timor-Leste.

Leia-se Zizi Pedruco no THND:

SR. PRESIDENTE DA REPÚBLICA, NÃO PERMITA UM GOVERNO DE "UNIDADE NACIONAL"

Zizi Pedruco

Um dos grandes alicerces da candidatura do atual Presidente da República foi o de ele querer fortalecer a democracia em Timor Leste, por esse motivo eu, na minha qualidade de Zé-ninguém, mas de quem deseja o melhor para o povo timorense, venho muito humildemente pedir a Sua Excelência, Taur Matan Ruak, para que não permita a formação de um governo de "unidade nacional".

É ao General Ruak que cabe, de acordo com os poderes constitucionais que lhe são conferidos pela Lei Fundamental vigente em Timor Leste, "Nomear e empossar o Primeiro-Ministro indigitado pelo partido ou aliança de partidos com maioria parlamentar, depois de ter ouvido os partidos políticos no Parlamento Nacional".

Ramos Horta há cinco anos atrás, empossou uma aliança de partidos a que foi dada o nome de Aliança da Maioria Parlamentar e ignorou completamente a vontade do povo, que deu a maioria dos seus votos à Fretilin com o intuito deste partido governar o país. De acordo com a Fretilin nos últimos cinco anos, Timor Leste teve um governo "de facto" e não "de jure". Eu concordei com a Fretilin. Foi um erro tático de Horta, com esta "brincadeira", perdeu a oportunidade de lhe ser conferido um segundo mandato presidencial, merecidamente, diga-se.

Taur Matan Ruak, um homem de bem, que eu sinceramente acredito que tem os interesses deste povo e deste país como o primado da sua presidência não pode ignorar a vontade do povo, e esta foi demonstrada nas eleições do passado sábado.

A vontade dos timorenses foi INEQUIVOCAMENTE a de ter o CNRT como governo e a Fretilin na oposição. Fala-se de " compra de votos", eu acredito que houve (caramba tio Alexandre, coisa feia!), mas não pode de maneira nenhuma ter sido o fator determinante para Xanana Gusmão ter ganho estas eleições legislativas. Não sejamos ingénuos meus senhores, basta olhar para os resultados das eleições legislativas a nível nacional e vermos que Xanana teve uma vitória RETUMBANTE no passado sábado. É óbvio que é nele quem o povo de Timor Leste confia. Como eu disse anteriormente, eu cá " engoli um valente sapo" mas não questiono a vontade expressada pelo meu povo. Era o que mais faltava! Quem sou eu para o fazer?

Agora, o país ficar sem uma oposição forte e andarem todos a quererem governar e e o povo ficar completamente indefeso e mudo, é um ABSURDO. Indubitavelmente que o país irá ser um Estado Déspota, onde a fiscalização a este governo de " unidade nacional" será fraca e o Parlamento Nacional irá ser composto por palhaços a brincarem ao jogo da democracia. Um verdadeiro atentado contra os mais altos interesses e direitos do Povo Maubere. Quem disser o contrário está a agir de má-fé e não quer o genuíno bem deste povo. PAREM DE MENTIR!

Somos todos ingénuos e vamos acreditar que durante cinco anos os senhores detentores do poder vão TODOS entenderem-se e que estarão de comum acordo em tudo, e que todos os dias vão trabalhar arduamente em prol dos interesses deste grande povo? Ohhhhhhh... Não somos estúpidos e ignorantes, pois não? Quem não vos conhece, que vos compre! Cala-te boca...

O único que vai perder nesta grande FARSA de um governo de " unidade nacional" é infalivelmente, o povo timorense. O Presidente da República, não deve aceitar que tamanha atrocidade seja cometida contra este povo que já sofreu tanto, e continua a sofrer. Pelos timorenses sem voz e a bem deles, um grande NÃO tem de ser dito a esta PALHAÇADA a que chamam de governo de " unidade nacional". NÃO, PONTO FINAL! Uma oposição forte e séria é o que este povo precisa e não de um governo de, " todos ao molho e fé em Deus". Haja coerência!

A credível Organização Não Governamental (ONG), La'o Hamutuk alerta num comunicado para os perigos deste governo de " unidade nacional", afirmando que, " um Estado multipartidário é essencial para uma genuína democracia".

Esta ONG alerta também para o facto, de que o próximo governo, vai ser crucial para o desenvolvimento do país e da melhoria de vida do seu povo, porque a " mama" dos nossos recursos petrolíferos, um dia, vai secar. Não sendo gerida apropriadamente a riqueza proveniente do petróleo o futuro do povo timorense irá estar em perigo.

"A questão é crítica - O Quinto Governo Constitucional de Timor pode ser o último com a riqueza do petróleo significativa para gastar. Se este rendimento não for usado para exportar esses recursos para construir a nossa economia não petrolífera, reduzir a dependência das importações, o fortalecimento da agricultura e construir fortes recursos humanos para substituir o petróleo, em breve iremos enfrentar um desastre pouco depois de 2017. Um governo sem oposição política institucionalizada - se ele é chamado de "unidade nacional" ou "um partido único do Estado" - muitas vezes toma decisões pobres e ignora os desejos do povo, pondo em perigo o futuro da próxima geração de Timor-Leste"- diz o comunicado da La'o Hamutuk.

Este ano, foi o ano da " Festa da Democracia" em Timor Leste, os timorenses foram às urnas para escolherem um Presidente da República e um governo e fizeram-no como sempre, de forma digna e manifesta. Porquê que estão a querer adulterar e trair a vontade deste povo?

O povo NÃO É ignorante (já nos deu tantas vezes provas da sua inteligência eleitoral), é evidente que tem as suas razões, legítimas, diga-se, para terem votado no CNRT e não na Fretilin. Não me cabe a mim, que não tenho nenhuma afiliação partidária com este partido de fazer o exame do desastre eleitoral ou de fazer uma reflexão profunda do que está mal neste partido. Algo vai mal no " reino da Fretilin", não tenhamos dúvidas sobre isso. Em três meses perderam duas eleições de forma inquestionável, as presidenciais e agora as legislativas. A Fretilin levou um " grande bailinho" dos seus adversários em ambas as eleições. Algo não vai nada bem...

A Fretilin perdeu? Vai para a oposição, ora esta! Assim é em democracia! Doutra maneira, é uma TRAIÇÃO À VONTADE DO POVO! INADMISSÍVEL!

Para que fotos como a que está em cima não se repitam, de ver uma tia ( assim chamamos às senhoras timorenses mais velhas) minha a vasculhar o lixo em busca de comida com uma cara de sofrimento que faz chorar as pedras, para que o povo timorense tenha um futuro digno que tanto merece, eu imploro ao Sr. Presidente da República para que não permita esta brincadeira com interesses obscuros de um governo de " unidade nacional".

Sr. General Taur Matan Ruak, pessoa que me merece o meu maior respeito, consideração e admiração, não permita que este povo seja abandonado à sua sorte, não permita que o Parlamento Nacional seja transformado num circo, onde teremos apenas palhaços como atores e onde os legítimos interesses do povo timorense sejam escamoteados.

Este povo merece TUDO e de muito pouco, ou mesmo de nada, tem usufruído. Basta de injustiças! BASTA!

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro António Verissimo,

Um jogo de futebol em que ambas as equipas jogam para o mesmo lado e o arbitro, faz parte das equipas, é o que me cheira um governo de unidade nacional.
Deixa de ter interesse, deixa de haver competição.
Vai ser um passo largo para desbaratar o fundo petrolifero numa partida.

Beijinhos da querida Lucrécia

Mais lidas da semana