domingo, 19 de agosto de 2012

Assange faz hoje "declaração pública" a partir da embaixada do Equador



SIC - Lusa

O fundador do portal WikiLeaks, Julian Assange, vai falar hoje em público a partir da embaixada do Equador em Londres, arriscando prisão caso dê um passo que o coloque fora do edifício.

A declaração pública de Julian Assange, marcada para hoje às 14:00 (13:00 GMT), foi anunciada, esta quinta-feira, através da rede social Twitter, mas persistem dúvidas sobre os moldes em que vai decorrer, uma vez que o australiano arrisca ser detido se sair do apartamento protegido pela embaixada equatoriana, situada num imóvel no bairro luxuoso de Knighstbridge, em Londres.

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico confirmou no mesmo dia à agência AFP que as partes comuns do imóvel não são território diplomático, colocando-se apenas a possibilidade "segura" de falar a partir da varanda ou mesmo de uma janela.

O WikiLeaks tem sido lacónico sobre a logística que estará a ser preparada para a aparição de Assange, tendo o porta-voz Kristinn Hrafnsson indicado à agência AFP que o pouco que sabia não podia divulgar por "razões de segurança".

Entretanto, e também através do Twitter, foi anunciado, esta noite, que horas antes da declaração pública de Assange, o seu advogado, o ex-juiz espanhol Baltasar Garzon, vai falar no exterior da embaixada a partir das 11:30 (10:30 GMT).

As autoridades britânicas indicaram, esta quinta-feira, que o asilo concedido a Assange pelo Equador não mudava "nada" sobre a determinação de Londres de o extraditar para a Suécia, que o reclama pela acusação da prática de violação e agressão sexual.

Assange, de 41 anos, quer evitar a extradição para a Suécia e, posteriormente, para os Estados Unidos, onde teme ser condenado à pena de morte por espionagem, devido à divulgação pelo seu portal na Internet de 250 mil telegramas da diplomacia norte-americana.

Sem comentários:

Mais lidas da semana