quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CNE ADIA ENCONTRO COM UNITA, QUE QUER ELEIÇÕES LIVRES OU NÃO PARTICIPA




Encontro entre líder da UNITA e presidente da CNE adiado "sine die"

15 de Agosto de 2012, 12:26

Luanda, 15 ago (Lusa) - O encontro previsto para hoje em Luanda entre o líder da UNITA e o presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) angolana foi adiado "sine die", com os jornalistas a serem informados pelo órgão eleitoral do adiamento duas horas antes.

Não foram dadas explicações para o adiamento do encontro entre Isaías Samakuva e o presidente da CNE, André Silva Neto, que teria como pano de fundo as acusações de falta de transparência e a ameaça de boicote às eleições gerais de 31 de agosto.

O partido de oposição acusa a CNE de ter assinado, sem concurso público e por ajuste direto, um contrato de prestação de serviços com a empresa espanhola INDRA para fornecer as os 13 milhões de boletins de voto, as cabinas, as atas síntese e das operações eleitorais e o equipamento para os centros de escrutínio da próxima votação.

UNITA anuncia manifestação "em defesa de eleições livres e justas"

15 de Agosto de 2012, 18:27

Luanda, 15 ago (Lusa) - A UNITA, maior partido da posição, vai realizar uma manifestação "em defesa de eleições livres, justas, pacíficas e democráticas", menos de uma semana antes das eleições gerais de 31 deste mês, disse hoje à Lusa fonte partidária.

A data da manifestação será anunciada quinta-feira, em Luanda, no final da reunião da Comissão Permanente, órgão de direção executiva do partido do Galo Negro.

A fonte contactada pela Lusa acrescentou que a manifestação deverá realizar-se defronte da sede da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), que a UNITA considera ter-se tornado num órgão "não isento, violador da Constituição da República e da lei, e num instrumento de uma das candidaturas".

Nesse sentido, a UNITA considera que a CNE "perdeu a legitimidade para organizar" as eleições de 31 de agosto.

A realização da manifestação foi previamente anunciada hoje à tarde em Luanda pelo líder da UNITA, Isaías Samakuva, durante um encontro com ex-militares e antigos combatentes, que lotou a Liga Angolana de Amizade e Solidariedade com os Povos (antiga Liga Nacional Africana).

Na ocasião, perante cerca de 500 pessoas, Samakuva ouviu as queixas dos ex-militares, que protagonizaram em junho duas manifestações contra o regime e a quem divulgou o que a UNITA se propõe fazer caso venças as eleições.

"O nosso sofrimento está a acabar. Só faltam 15 dias para acabar o nosso sofrimento, mas para isso há que trabalhar e estarmos unidos", salientou o líder da UNITA.

Segundo Isaías Samakuva, em Angola "conquistou a paz militar, mas não a paz social".

No encontro, depois de Isaías Samakuva falar, interveio o general na reforma Silva Mateus, coordenador da Comissão de Ex-Militares Angolanos (COEMA), que reafirmou a intenção de aqueles antigos combatentes saírem à rua, em data a anunciar.

Mais ovacionado que o líder da UNITA e frequentemente interrompido com almas e gritos de incitamento, Silva Mateus voltou a responsabilizar o Presidente José Eduardo dos Santos "pelo que possa acontecer" quando os ex-militares saírem à rua.

Hoje, dia 15 de Agosto, chegou ao fim o prazo dado pela UNITA à CNE para alterar procedimentos relacionados com o processo eleitoral, e também o ultimato feito pela COEMA a José Eduardo dos Santos para dar um sinal de criação de uma comissão multissectorial para análise e resolução dos alegados pagamentos em atraso de subsídios, vencimento e pensões de reforma.

EL.

UNITA ameaça não participar nas eleições de 31 deste mês

15 de Agosto de 2012, 19:50

Luanda, 15 ago (Lusa) - A UNITA, maior partido da oposição ameaça não participar nas eleições gerais de 31 deste mês, caso não estejam reunidas "condições de liberdade, igualdade e justiça", disse hoje à Lusa fonte partidária.

"Se estiverem criadas, vamos todos votar. Se não estiverem criadas, não iremos votar. Se a lei não for cumprida, ninguém irá votar, porque somos um Estado de Direito e não podemos votar contra a lei", acrescentou a fonte contactada pela Lusa, e que solicitou anonimato.

O anúncio público da intenção será feito quinta-feira, no final da reunião da Comissão Permanente do partido do Galo Negro.

*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana