sábado, 18 de agosto de 2012

Moçambique: GUEBUZA PRESIDE À SADC, PRODUÇÃO DE ENERGIA AUMENTA




Guebuza elege desenvolvimento de infraestruturas na presidência da SADC que hoje assumiu

17 de Agosto de 2012, 12:53

Maputo, 17 ago (Lusa) - O Presidente moçambicano, Armando Guebuza assumiu hoje a presidência da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) elegendo como prioridade o desenvolvimento de infraestruturas por "reconhecidamente, desempenharem um papel de grande relevo no processo de integração regional".

Armando Guebuza assumiu hoje a presidência anual rotativa da SADC em substituição do chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, cuja presidência esteve também assente no desenvolvimento de infraestruturas rumo à integração económica regional.

"Tendo em vista dar continuidade aos trabalhos e reflexões em curso, a presidência moçambicana da SADC elege para o período 2012-2013 o lema que dá enfoque aos Corredores de Desenvolvimento como veículos para a Integração Regional. Esta escolha deriva também do papel que os corredores assumem na cristalização da dimensão social do desenvolvimento e do processo de integração que prosseguimos e almejamos", disse o novo presidente do bloco da região austral de África, Armando Guebuza.

O chefe de Estado moçambicano sublinhou que a aposta em infraestruturas prende-se igualmente com o facto de "os corredores induzirem o surgimento de pequenas e médias empresas, gerando assim, mais oportunidades de emprego para os nossos cidadãos".

"Facilitando a circulação de pessoas e bens estamos a contribuir para um melhor conhecimento dos cidadãos dos nossos países, dos espaços geográficos que configuram a SADC e das potencialidades e oportunidades que se abrem em cada um dos nossos países", acrescentou.

"É com muita honra que aceitamos a responsabilidade que nos acabam de confiar, de dirigir os destinos da SADC, dando continuidade à implementação da agenda de integração regional que prosseguimos há trinta e dois anos", disse o Presidente moçambicano.

O vice-Presidente de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos, lembrou que a presidência angolana consolidou as bases para integração regional na área de desenvolvimento das infraestruturas visando a facilitação de trocas comerciais e a liberação económica.

"Em reunião realizada no passado mês de junho, em Luanda, foi aprovado o Plano Diretor de Desenvolvimento das Infraestruturas, que constitui um pilar importante do processo de integração regional", disse Fernando Piedade Dias dos Santos.

Na cimeira da SADC em Maputo, os chefes de Estado e de governo vão criar um fundo de desenvolvimento de infraestruturas.

MMT.

Produção de energia aumentou 6,4% no primeiro semestre - ministro

17 de Agosto de 2012, 16:00

Maputo, 17 ago (Lusa) - A produção total de energia em Moçambique aumentou 6,4 % no primeiro semestre deste ano, influenciada pela produção hídrica de Cahora Bassa e da Eletricidade de Moçambique, disse hoje o ministro da Planificação e Desenvolvimento.

Intervindo numa mesa redonda, em Maputo, sobre os desafios do país na área da energia, Aiuba Cuereneia acrescentou que, no mesmo período, foram feitas 64.396 novas ligações, o que representa um incremento de 10,5% em relação aos primeiros seis meses de 2011.

O número total de consumidores de energia da rede nacional moçambicana "passou de 916.336 no primeiro semestre de 2011 para 1.075.024", disse o membro do governo de Moçambique, país que tem cerca de 22 milhões de habitantes.

Na ocasião, Aiuba Cuereneia reafirmou a participação do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) no financiamento da linha de transmissão de energia do centro para sul do país, um projeto, conhecido como "espinha dorsal" a que a empresa portuguesa REN se quer associar.

Falando aos jornalistas no final do encontro, o representante do BAD em Moçambique, o caboverdiano Joseph Ribeiro, estimou em entre 300 e 400 milhões de dólares o investimento da instituição nesse processo, que deverá arrancar em 2013.

LAS

*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana